Não Alimentar

GfK introduz Portugal no Roper

Por a 6 de Dezembro de 2007 as 2:00

A GfK Metris, empresa de estudos de mercado do grupo GfK, apresentou ontem o Estudo Roper que retrata de forma ampla a opinião e o comportamento dos consumidores. O estudo Roper faz a análise do consumidor português num comparativo internacional sobre o estado do País, tempos livres e estilos de vida, valores pessoais, poder das marcas, redes de influência social, comportamento e decisão de compra, bebidas, assuntos relacionados com a juventude, comunicação social e publicidade, tecnologia e telecomunicações, beleza e automóveis.

Através do estudo é possível verificar que os portugueses são os que menos procuram produtos novos no mercado, que somente 35% compra produtos e serviços de marcas conhecidas ou de confiança.

Nas bebidas, o Roper da GfK revela que 30 a 49% dos entrevistados consomem diariamente água engarrafada com/sem gás, baixando esse valor (-30%) nos sumos de fruta, subindo, contudo, no café (50-69%).

Nos vinhos tintos e cervejas, 20 a 29% dos entrevistados referiu que consomem pelos menos semanalmente estas bebidas, não deixando de ser curioso que no que concerne os tintos, Portugal se situa abaixo da Itália, mas acima da Espanha, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Turquia e Rússia. Já na cerveja, os valores atribuídos a Portugal estão acima da Rússia e Turquia, mas abaixo da Espanha e Alemanha.

No que diz respeito ao futuro, somente 26% dos portugueses acredita que a sua situação económica melhorará dentro do espaço de um ano, colocando a recessão e desemprego e inflação e preços elevados como preocupações principais que os aflige.

No final da apresentação do estudo Roper, Luís Valente Rosa, director-geral da GfK Metris, salientou que «podemos concluir que os portugueses são, neste estudo e de uma forma geral, os menos entusiasmados quanto ao futuro».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *