Bebidas

Sumos: um mercado em movimento

Por a 20 de Abril de 2007 as 10:00

 sumos

As diversas categorias de bebidas conquistaram o seu espaço na preferência do consumidor através da diferenciação em relação à ocasião de consumo, oferta de conveniência, inovações de sabores, novas funcionalidades, associação à saúde, etc..

As bebidas compõem uma das categorias mais importantes dos Bens de Consumo não duráveis e representaram 6.6% do valor total gasto pelos lares portugueses em 2006, de acordo com o Worldpanel da TNS euroteste.

As Bebidas já fazem parte dos nossos hábitos alimentares e actualmente, quase ninguém deixa de consumir algum tipo de líquido, seja para alimentar, para repor energias ou simplesmente para refrescar. A alta adesão à categoria pode ser vista na taxa de penetração, que atinge quase 100% em Portugal.

As diversas categorias de bebidas conquistaram seu espaço na preferência do consumidor através da diferenciação em relação à ocasião de consumo, oferta de conveniência, inovações de sabores, novas funcionalidades, associação à saúde, etc. Dentro deste contexto, os Sumos destacam-se como uma das grandes categorias de Bebidas. É responsável por 14.3% do valor total gasto em Bebidas e foi comprada por 76.5% dos lares portugueses em 2006. Comparativamente à Espanha, Sumos em Portugal também foi a categoria de Bebidas com maior penetração (80.7%, no YTD P10 2006).

A opção de compra dos sumos provavelmente está associada às características naturais da composição e através do estudo dos estilos de vida, verifica-se que 33% dos compradores de Sumos declara-se “comprometido com a saúde” e o seu gasto médio na categoria é 14% superior à média nacional*.

Através do mesmo estudo, verifica-se também que 33% dos lares compradores de Sumos são favoráveis às promoções e 49% estão comprometidos na busca pelos melhores preços, o que revela um paradoxo quando é sabido que é uma das categorias de preço médio mais elevado entre as Bebidas não alcóolicas.

O total Sumos é composto pelo grupo de categorias: Sumos 100%, Néctares e o novo conceito denominado Fruta/Vegetais para Beber. Em 2006, os Néctares apresentaram-se como a categoria mais importante, com penetração em 65.8% dos lares e 57.3% do seu valor gasto em Sumos.

Porém, a grande novidade que movimentou e revolucionou o mercado de Sumos em 2006 foram as Frutas/Vegetais para Beber. Baseados num forte investimento em inovação quanto ao conceito de produto, eles foram super expostos através de publicidade & propaganda e o resultado foi positivo: 23.8% dos lares comprou, pelo menos uma vez a categoria. Mas podemos considerar que este foi um lançamento de sucesso? Para avaliar a consolidação da categoria, é possível medir a taxa de repetição da categoria (percentual sobre o número total de compradores que realizou, no mínimo, 2 compras) e os resultados também são positivos: 47.7% dos lares portugueses comprou a categoria pelo menos 2 vezes durante o ano de 2006.

O gasto médio na categoria foi de 10.40

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