Destaque Distribuição

Sonae Sierra guia invisuais no shopping

Por a 16 de Junho de 2011 as 9:41

Sonae Sierra investe 150 mil euros em sistema electrónico de orientação geográfica para deficientes visuais

 

A Sonae Sierra instalou um inovador sistema de orientação para os visitantes com incapacidade visual nos dois maiores centros comerciais que gere: o Centro Colombo, Lisboa, e o NorteShopping, Porto.

O sistema inclusor desenvolvido de raiz pela empresa portuguesa Moniz Dias é inédito e feito à medida da encomenda da Sonae. “É o único no mercado mundial que incorpora uma bússola audível que fornece orientações geográficas ao visitante”, explicou ao Hipersuper José Faias, coordenador do projecto GUIO.

“Não se trata de um GPS”, ressalva, porque não conduz os cegos e amblíopes às lojas. É, sim, um sistema de orientação que respeitando os pontos cardeais fornece informação útil às pessoas com limitação visual. A localização das escadas, dos elevadores ou da casa de banho, a temperatura ambiente, as horas ou o número de telefone de apoio, além das coordenadas geográficas, são algumas das informações úteis fornecidas pelo equipamento”.

A Sonae investiu 150 mil euros para instalar este sistema com tecnologia sem fios “bluetooth”. O GUIO funciona com unidades fixas estrategicamente espalhadas pelo centro que comunicam com um pequeno aparelho transportado pelo utilizador. “Quando a unidade fixa detecta um BeepMóvel [nome do dispositivo portátil] dentro da sua área de influência estabelece a comunicação entre os dois. O BeepMóvel vibra e emite um beep. Ao premir o botão, o utilizador ouve a mensagem recebida”, explica Gilmar Dias, da Moniz Dias.

O projecto piloto com patente 100% portuguesa está a ser testado em dois dos shoppings de maior dimensão do País para “perceber como funciona a aceitação e definir a evolução do investimento”, sublinha José Faias.

 

Pequeno e discreto

O BeepMóvel está disponível para levantamento no balcão de informação dos centros comerciais, assim como o mapa do shopping em braille para consulta.

O equipamento de pequenas dimensões e discreto “porque os invisuais gostam de passar despercebidos” é muito fácil de utilizar já que inclui apenas dois botões: um que fornece informações intrínsecas ao próprio aparelho, como o estado da bateria, por exemplo, e outro para ouvir as mensagens após o sinal de alerta que pode ser sonoro ou vibratório.

“À medida que o utilizador se vai deslocando pelo centro vai recebendo beeps que referenciam tudo o que está à volta e dão informações sobre a envolvência espacial”, explica o coordenador do projecto GUIO.

Carlos Lopes, Presidente da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) aplaude o projecto embora ressalve que se trata de um sistema de informação e não encaminhamento.

“Colaborámos desde o início ajudando a afinar este projecto que tem de ser ajustado constantemente. Apesar de ser um sistema de informação e não de encaminhamento, trata-se de um passo muito positivo para os cegos conquistarem autonomia. Com vista à melhoria contínua, é preciso que seja utilizado. Vamos fazer tudo para promover e colaborar com sugestões de melhoria”.

José Faias, coordenador do projecto GUIO, sublinha, por sua vez, que este “projecto inovador se insere no âmbito da política de Responsabilidade Corporativa da empresa e na preocupação em ter centros acessíveis a pessoas com qualquer tipo de limitação e, assim, poder contribuir para uma sociedade mais inclusiva”.

De acordo com um estudo recente citado pela Sonae Sierra cerca de 1% da população portuguesa é portador de deficiência visual, 163 mil pessoas.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *