Logística

Toyota promove boas práticas de segurança na Europa

Por a 17 de Fevereiro de 2011 as 12:36

Com o slogan “quando se trata de manutenção a prevenção é o melhor remédio”, a Toyota e a Agência Europeia para a Segurança e Saúde vão promover as melhores práticas de segurança na Europa


A Toyota e a Agência Europeia para a Segurança e Saúde (EU-OSHA) no trabalho vão promover pela Europa as melhores práticas para locais de trabalho saudáveis.

Na Europa, cerca de 20% dos acidentes de trabalho estão relacionados com manutenção dos equipamentos e, em alguns sectores, os acidentes de trabalho ligados à manutenção, excedem 50%, conclui um estudo da OSHA.

“Um total de 10 a 15% dos acidentes de trabalho fatais só podem ser atribuídos a operações de manutenção”, revela Jukka Takala, Director da EU-OSHA.

A campanha tem como principal objectivo alertar para a importância da manutenção e os riscos associados, se a manutenção não for levada a cabo de forma apropriada. A meta da EU-OSHA é reduzir o número de acidentes de trabalho em 25% até 2012.

A Toyota Material Handling Europe, como parceiro oficial na campanha de 2010 e 2011, vai basear a divulgação nos programas de segurança existentes, para promover as boas práticas de manutenção entre os seus empregados. Mas a empresa também quer trabalhar com parceiros de negócios e outros interessados, para promover a manutenção segura

Prevenção é palavra-chave

O Presidente da Toyota Material Handling Europe, Hakan Dahllof, sublinha a importância de boas práticas de manutenção segura na Toyota. “A empresa tem cerca de 2.000 empregados nas fábricas da Suécia, França e Itália, que confiam na boa manutenção dos equipamentos para fabricar produtos de elevada qualidade. Na rede, temos cerca de 4.000 técnico que fazem 3,5 milhões de visitas de manutenção por ano, executando manutenções preventivas e reparações necessárias. As práticas de manutenção segura ajudam os empregados a trabalharem com segurança e eficiência. A manutenção regular também ajuda os negócios dos clientes a decorrerem de forma mais simples e protege os empregados e o investimento efectuado em equipamento de movimentação de materiais”.

Quando se trata de manutenção a prevenção é o melhor remédio, refere Hakan Dahllof. “A saúde e segurança dos empregados e daqueles que usam os nossos produtos fazem parte essencial do compromisso de ser um parceiro de negócio fiável e um membro da sociedade responsável. O nosso objectivo de “locais de trabalho sem acidentes” levou à participação na Campanha de Manutenção Segura da EU-OSHA, como forma de melhorar os programas de formação e de promover a cultura de manutenção segura quer internamente quer com os parceiros de negócio”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *