FMCG Vinhos

Angola “mercado aposta” para ViniPortugal

Por a 12 de Fevereiro de 2007 as 16:36

viniportugal

Angola ganhou o estatuto de “mercado aposta”, a par da Índia. De acordo com declarações efectuadas à Agência Lusa, Vasco d´Avillez, presidente da ViniPortugal, disse que esta entidade responsável pela promoção externa dos vinhos portugueses arrancou recentemente com um estudo do mercado angolano. O estudo, que tem como objectivo identificar oportunidades a divulgar junto dos exportadores, num país onde o vinho a granel e de baixa qualidade ainda constitui parte muito importante das exportações, será apresentado até ao Verão.

«É preciso desenvolver o vinho de qualidade em Angola. E não tem havido acções específicas de promoção, apenas o trabalho de alguns grupos», revelou d´Avillez à Lusa.

Em 2007, e em parceria com o ICEP, a ViniPortugal organizará, em Luanda, uma acção de promoção de vinhos junto dos diversos agentes de mercado, à semelhança das que têm vindo a ser feitas na Europa, prevendo ainda participar na feira do sector, adiantou Vasco d´Avillez.

De acordo com os últimos dados disponíveis, cerca de metade do vinho português para Angola é exportado a granel. Conforme Fernando Anjos, delegado do ICEP na capital angolana, disse à Agência Lusa, « qualidade do vinho que é importado e consumido tem vindo claramente a aumentar. Há uma maior preocupação com a marca». O responsável pelo ICEP em Luanda afirmou ainda que «as empresas estão a apostar mais no mercado, realizando já actividades de promoção. A maior empresa portuguesa do sector tem já uma presença directa no mercado através de uma subsidiária», concluindo que «o mercado angolano consome essencialmente vinho português, embora já se encontre disponível no mercado vinho sul-africano, argentino, chileno, francês».

Os últimos dados do INE, indicam, contudo, que o aumento do volume do produto exportado é superior ao seu valor. Em 2006, até Novembro, as exportações para Angola ascendiam a 36 milhões de euros, mais 12,5% do que no ano anterior e mais 27% do que em 2004.