Homepage Newsletter Produção

Confagri reúne dirigentes de todo o país para analisar a situação do setor agrícola

Por a 12 de Janeiro de 2023 as 16:21
Agricultura

A CONFAGRI- Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas realiza esta sexta-feira uma reunião extraordinária do seu Conselho Geral para debater “a situação do setor agrícola nacional, que vive um momento particularmente difícil e de grande preocupação face às condições de operacionalização do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), cuja implementação se inicia em janeiro 2023 e face à indefinição político-institucional relativa à governação das estruturas regionais do Ministério da Agricultura e Alimentação”.

O Conselho Geral da CONFAGRI é o órgão de consulta da Administração da CONFAGRI e integra representantes de todas as Federações associadas e personalidades de reconhecido mérito do setor agrícola.

A reunião terá lugar em Viseu com presença prevista da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

De acordo com Idalino Leão, presidente da CONFAGRI “a agricultura nacional enfrenta novos desafios com o atual PEPAC, um instrumento muito complexo que, além de trazer menos apoios, comporta acréscimo de burocracias e exigências”.

“Tal como está estruturado, o PEPAC poderá agravar a dependência alimentar do país face ao exterior, em vez de o ajudar a reforçar a sua capacidade produtiva e superar os desafios que a agricultura enfrenta com o aumento dos custos dos fatores de produção, e a necessária sustentabilidade económica, social e ambiental dos territórios. São necessárias medidas políticas que incentivem a produção e o consumo nacional, medidas que tornem a agricultura um verdadeiro desígnio nacional, ao invés de afastar as pessoas da agricultura” acrescenta.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *