Homepage Newsletter Ponto de Venda

Vendas online globais descem 3% no primeiro trimestre

Por a 26 de Abril de 2022 as 16:37

online-shopping-g724e4513e_640As vendas no e-commerce sofreram um recuo de 3% a nível global no primeiro trimestre de 2022, segundo dados divulgados pelo Shopping Index da Salesforce. Em nove anos de relatórios da empresa, esta é a primeira vez que o comércio digital sofre um recuo.

De todos os países analisados, a Espanha constituiu a exceção, tendo registado uma subida de 6% nas vendas online e um aumento de 3% no volume das encomendas.

Os restantes países europeus sofreram uma queda de 13% nas vendas online e de 17% no volume de encomendas. O documento adianta que a descida também foi influenciada pelo preço dos combustíveis e pela guerra na Ucrânia.

A inflação  terá tido assim influência no desempenho do comércio eletrónico, que está a ter um efeito de diminuição do poder de compra, “levando a um decréscimo nos gastos online após vários trimestres de um crescimento sem precedentes”, segundo a Salesforce.

“A inflação já se faz sentir nos gastos dos consumidores, que compram agora menos produtos em menos marcas” explica Rob Garf, vice-presidente e diretor geral de retalho da Salesforce, acrescentando ser “expectável que esta não seja uma mudança de perspetiva temporária, mas sim um sinal de uma alteração comportamental mais profunda por parte dos consumidores”.

“Para enfrentarem esta situação, as marcas e operadores de retalho têm o desafio de removerem a fricção entre os mundos digital e físico, para atraírem e reterem consumidores leais”, acrescenta.

.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *