Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Exportações de cortiça alcançam valor recorde de 1,133 mil milhões de euros

Por a 18 de Fevereiro de 2022 as 14:00

CorticaAs exportações portuguesas de cortiça atingiram um valor recorde de 1,133 mil milhões de euros em 2021, um crescimento de 12% face ao ano anterior e uma subida de 7% face a 2019, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta sexta-feira pela Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR).

Em comunicado, a APCOR explica que este resultado advém do crescimento nos segmentos de produto de valor acrescentado. “O que permite ao setor da cortiça retomar a linha de crescimento da fase pré-pandemia, reforçando, ainda mais, a liderança mundial de Portugal neste setor”, indica João Rui Ferreira, secretário-geral da APCOR, citado no documento.

Apesar de a generalidade dos mercados ter contribuído para este crescimento, o destaque vai para os dois principais mercados da cortiça portuguesa: França, o maior exportador mundial de vinhos, e os EUA, o maior consumidor de vinho, representando, cada um, cerca de 18% do total exportado. Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido, México, China, Chile e Rússia fecham o Top 10.

A indústria vinícola continua a ser o principal cliente do setor. Em 2021, as rolhas de cortiça ultrapassaram os 800 milhões de euros em exportações, representando um peso de 73% do total.

“A nossa fileira conseguiu estar sempre ativa, mesmo em período pandémico. O investimento constante em inovação de processos e produtos, aliado à comunicação do setor junto dos principais públicos em diversas geografias, permitiu alcançar estes resultados. Trata-se de uma aposta estratégica que pretendemos dar continuidade, de forma a manter o rumo de crescimento”, afirma João Rui Ferreira, anunciando o objetivo de exportações para a cortiça portuguesa em 2030: 1.500 milhões de euros.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *