Distribuição Homepage Newsletter

Jerónimo Martins vai formar e empregar pessoas com deficiência ou incapacidade

Por a 6 de Dezembro de 2021 as 13:23

Centro-IncluirO Grupo Jerónimo Martins abre amanhã (7 de dezembro) as portas do Centro Incluir, o mais recente projeto de inclusão do dono da cadeia de supermercados Pingo Doce. Localizado em Telheiras, Lisboa, o centro de formação nasce com o objetivo de potenciar a empregabilidade de pessoas com deficiência ou incapacidade.

A Jerónimo Martins está a receber candidaturas através da plataforma Candidaturas Programa Incluir e as primeiras turmas começam a formação já em janeiro.

O Centro Incluir vai funcionar com base numa metodologia “inovadora” de formação e desenvolvimento, “customizada” para cada formando e adaptada às funções que podem ser desempenhadas em cada um dos negócios do grupo.

O Centro Incluir foi construído de raiz tendo em consideração os vários tipos de deficiência: sinalética e fonte de letra escolhidos para facilitar a leitura por parte de quem tem capacidades visuais reduzidas, planta táctil para pessoas cegas, tradução de português para braille, código de cor para daltónicos, auscultadores para maior conforto das pessoas com autismo, são alguns exemplos.

“A primeira fase da formação dura duas semanas e decorre em sala, com treino de competências comportamentais e relacionais e simulação prática de tarefas numa área do centro onde foi construída a loja-escola”, afirma a empresa, em comunicado, acrescentando que a segunda fase tem lugar durante dez semanas para formação prática em contexto de trabalho. “Concluídas estas duas fases, os formandos deverão estar preparados para serem contratados pelas companhias do grupo”.

“Criámos este centro para proporcionar uma oportunidade de formação e, posteriormente, de emprego a uma franja da sociedade que encontra muitos obstáculos para entrar no mercado de trabalho”, sublinha Marta Maia, Chief People Officer (CPO) do Grupo Jerónimo Martins, citada no mesmo documento.

“Desde 2015, o grupo Jerónimo Martins criou oportunidades de emprego para mais de 550 pessoas com deficiência através do Programa Incluir e pretendemos que este centro aumente a nossa capacidade de as formar e integrar”, acrescenta.

2 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *