Homepage Logística Newsletter

XPO Logistics pretende acelerar operação em Portugal à boleia do e-commerce

Por a 30 de Abril de 2021 as 11:44
Paulo Melo, country manager, business development manager Spain, Portugal & Morocco na XPO Logistics

Paulo Melo, country manager, business development manager Spain, Portugal & Morocco na XPO Logistics

A XPO Logistics criou uma unidade de negócio na sua divisão de transportes, tendo incorporado Portugal, Espanha, Itália e Marrocos numa mesma divisão. “A XPO está muito interessada no crescimento dos seus negócios na região sul da Europa”, refere Paulo Melo, country manager & business development manager Spain, Portugal & Morocco do grupo, em declarações ao Hipersuper. “Em Portugal, Espanha e Itália o potencial de crescimento do comércio eletrónico é maior do que o de outros mercados mais consolidados, como poderá ser o caso do Reino Unido ou Alemanha”, acrescenta.

A companhia tem mais de 400 clientes diretos e ativos em Portugal, trabalhando para marcas relevantes nos
setores têxtil, de eletrodomésticos e mobiliário, alimentação, distribuição, consumo e bebidas, perfumaria, acessórios  e bricolage. “Todos os nossos clientes têm um grande potencial e presença em Portugal. São empresas líderes nos seus setores e apostam cada vez mais em manter estas lideranças através de serviços de alto valor acrescentado, tais como a última milha de produtos volumosos”, indica o responsável.

Neste âmbito, a XPO Logistics pretende reforçar o investimento na área entregas ao domicílio. “Esta decisão empresarial justifica-se pelo grande interesse da empresa em desenvolver estes mercados, com novos investimentos em tecnologia e serviços, que têm como objetivo final oferecer mais oportunidades aos nossos clientes.
Portugal insere-se nesta dinâmica de desenvolvimento. Para além de assegurar a satisfação dos nossos clientes atuais, durante 2021 pretendemos reforçar a nossa aposta no setor das entregas ao domicílio de produtos de grande volume e peso, ligados principalmente à eletrónica de consumo, ao mobiliário tanto para o interior como jardim, e ao setor da bricolage”, explica.

Estando o comércio online em franco crescimento nestes mercados, Paulo Melo adianta que o grupo acredita que o “mercado necessita de soluções que garantam o previsível crescimento deste canal e de operadores que sejam capazes de acompanhar os seus clientes nesse crescimento, assegurando uma qualidade de serviço homogénea, tanto seja nas grandes cidades do litoral como no interior”.

A companhia está ainda a colocar o foco da sua ação na carga fracionada. “A XPO Logistics é líder destacado no transporte de carga fracionada na Península Ibérica, com mais de 20.000 paletes movimentadas todos os dias. Somos também uma das principais referências na Europa”, indica, acrescentando ser esta “uma das mais-
-valias” que a companhia pretende colocar à disposição dos clientes em Portugal. “As saídas diárias que oferecemos ao mercado no serviço LTL são claramente uma vantagem para os exportadores portugueses e que constituem o potencial de crescimento importantíssimo”, explica.

Os investimentos que estão a ser feitos em Portugal traduzem o crescimento que o comércio online está a registar. “2021 vai ser o ano do comercio eletrónico, do impulso da tecnologia, da digitalização, automatização e sustentabilidade no setor dos transportes e da logística. As compras online registaram
um grande crescimento, sobretudo devido à pandemia. O que considerávamos uma tendência até há pouco tempo, transformou-se numa realidade
atual e plenamente consolidada”, salienta Paulo Melo. Neste âmbito, o responsável adianta que a empresa continuará a trabalhar, em 2021, para
“oferecer novas soluções de valor acrescentado, vinculadas ao crescimento do comércio eletrónico”. “Uma delas será a implantação de soluções omnicanal de muitos dos nossos clientes. “A nossa posição de liderança a nível europeu, na logística para o comércio eletrónico, permite-nos agilizar a implementação de novas operações
online para um vasto leque de empresas que necessitam dar este passo”, explica o responsável.

A companhia tem, deste modo, acompanhado, em termos de investimento, o crescimento do comércio digital. Anualmente, a companhia investe 500 milhões de dólares em inovação tecnológica a nível global. No âmbito das entregas ao domicílio, Paulo Melo lembra que a XPO Logistics introduziu módulos digitais com objetivo de melhorar a experiência dos consumidores. “Consiste num sistema de comunicação do estado dos envios
através de WhatsApp, SMS ou chamada telefónica por voz, mediante o qual o consumidor pode alterar a data e lugar de uma entrega, e consultar o estado e localização dos seus pedidos, em tempo real”, explica.

Portugal à boleia do last mile
Sendo líder de entregas ao domicílio nos Estados Unidos, a empresa tem crescido de forma rápida e sustentada no mercado ibérico. “Os objetivos da XPO em Portugal passam por continuar a reforçar os nossos serviços, desenvolver relações duradouras e ganhadoras comos nossos clientes, no sentido de aportar valor a cada uma das operações de transporte e logística, reforçar a nossa presença geográfica para consolidar uma rede de centros totalmente interconectados e impulsionar os nossos serviços de entregas ao domicílio de produtos de grande porte”, revela Paulo Melo.

O responsável aponta como objetivo para este ano o desenvolvimento da operação na Península Ibérica, “graças à entrada de novos clientes e ao impulso dos novos serviços de last mile, em grande medida relacionados com o boom das vendas online que se verificou
durante esta pandemia”, explica. Uma dinâmica que a empresa implementou em Portugal logo no início do primeiro caso de Covid-19, em março
de 2020, com a captação de novos clientes. “Mesmo antes da declaração do primeiro estado de emergência em Portugal, lançámos uma análise aprofundada de quais seriamas tendências de consumo durante a pandemia e de quais os setores que teriam maiores oportunidades. Com base nas conclusões,
lançámos as ações comerciais necessárias junto do mercado. O resultado foi precisamente a entrada de novos clientes, de setores tão diversos como o comércio online, setor alimentar, indústria de aditivos, higiene industrial, higiene pessoal, entre outros”, revela.

A nível global, a companhia apresentou 16.252 milhões de dólares de receitas em 2020, valor que compara com 16.648 milhões de dólares em 2019. Esta redução é explicada com a suspensão da atividade de algumas empresas. “Desde o mês de março todas as empresas, algumas mais do que outras, foram afetadas pelo impacto de um vírus sobre o qual pouca informação havia. A XPO trabalha para empresas líderes em setores importantes para a economia, como é o caso da indústria automóvel, as insígnias e redes de lojas do setor da moda e do retalho especializado, entre outros. Durante a pandemia houve muitas fábricas que suspenderam a laboração, e o retalho especializado teve as suas lojas encerradas durante  vários meses”, explica.

Referindo-se a Portugal, Paulo Melo revela que a empresa trabalhou de forma intensa para que os clientes tivessem a possibilidade de vender produtos através de outros canais de distribuição. “A redução da atividade de determinados setores foi compensada pelo desenvolvimento constante e sustentável do comércio eletrónico. Sem ir mais longe, durante os meses mais críticos do confinamento, as principais empresas da indústria têxtil, assim como as principais insígnias do
retalho da moda, focaram-se na busca de soluções a dar ao mercado, e encetaram  todos os esforços no sentido de melhorar os seus serviços de venda
online”, sustenta. O responsável diz ainda que a empresa conseguiu em Portugal e na Europa acompanhar as necessidades dos clientes e “atenuar de forma importante, a redução generalizada da atividade”. “Na verdade, a nossa atividade recuperou de forma consistente, sobretudo ao longo do segundo semestre de 2020”.

Já o último trimestre de 2020 foi de recuperação, tendo o grupo faturado, em termos globais, 4.665 milhões de
dólares, um crescimento face aos 4.136 milhões de dólares de igual período de 2019. “A evolução do quarto trimestre resulta, em parte, da melhoria da evolução
sanitária e económica. A reabertura dos negócios, depois de um verão relativamente estável e apesar das consequências, o crescimento exponencial do comercio online, que se prolongou até hoje, com um destaque particular para o Black Friday e a campanha de Natal e a entrada de novos clientes no nosso portefólio muito
diversificado, explicam a recuperação realmente extraordinária, crescente e sustentável, que registámos ao longo de todo o segundo semestre de 2020”, conclui.

O artigo foi publicado originalmente na edição 389 do Hipersuper

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *