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O que pode ler na edição impressa de novembro

Por a 24 de Novembro de 2020 as 12:27

K montagem Hipersuper385DESTAQUE

“O fator preço foi o mais marcante para o aumento da quota de mercado”

Martinho Lopes, administrador do Intermarché, explica como a cadeia de distribuição conseguiu conquistar quota de mercado em Portugal. Em entrevista, o responsável revela como o lançamento da marca “PorSi” contribuiu para o resultado

PRODUÇÃO

De negócio de subscrição ao retalho. A história da primeira marca portuguesa de pensos higiénicos eco-friendly

Depois de trabalhar no marketing de empresas de FMCG, Marta Cardoso, perante uma adversidade, teve uma “wake-up call” que a levou a viajou pelo mundo. O confronto com níveis de poluição sem precedentes iluminou-lhe o caminho e resolveu lançar uma marca de higiene menstrual com vocação ecológica. Conheça a história da Clementine

FMCG

Iglo lança marca para crescer num mercado de €10 milhões

A Iglo tem em marcha um investimento de 100 mil euros na campanha de lançamento de uma nova marca de refeições vegetais pré-preparadas. O mercado de soluções alternativas à carne vale cerca de 10 milhões de euros em Portugal

DISTRIBUIÇÃO

“A primeira necessidade do cliente foi a sensação de segurança”

A frase é de Clara Costa, diretora de marca e transformação da Auchan Retail, que, em conjunto com representantes do Lidl, Coca-Cola e da Unilever, debateu que respostas as empresas deram à pandemia, num debate organizado pela GS1

ENTREVISTA

“Identificar os melhores canais de captação de clientes foi principal desafio em Portugal”

Sem concorrência, quando iniciou atividade em Portugal, em 2010, a Perfume’s Club tornou-se líder do comércio digital de perfumaria. Em entrevista, o fundador da marca, Gerardo Cañellas, fala sobre o percurso no mercado português, que está prestes a tornar-se o segundo maior em volume de negócios, ultrapassado a França

“Exportações representam metade do volume de negócios”

Começou por produzir eletrodomésticos de marca própria na fábrica de Oliveira de Azeméis para vender em Portugal, mas cedo percebeu que a dimensão do mercado era insuficiente para a sua ambição. Resolveu fabricar componentes para outras marcas, algumas internacionais, e apostou forte na exportação. Atualmente, as vendas no exterior representam já metade do volume de negócios da Flama, cerca de 15 milhões de euros

PONTO DE VENDA

La Redoute abre loja em Lisboa para conquistar novos públicos

A retalhista francesa entrou em Portugal, em 1988, com vendas por catálogo. Nos últimos anos consolidou um modelo de negócio digital. Agora é feito o caminho inverso com a criação de uma loja física em Lisboa, um showroom que pretende conquistar a confiança dos clientes quando adquirem produtos para a casa

ESPECIAL – Logística, paletes e movimentação de carga

Pandemia faz disparar atividade de empresas de logística last mile

Durante a pandemia, o volume de entregas B2B diminuiu, sendo compensada pelo aumento significativo de encomendas para o consumidor final. Para o período da Black Friday e de natal, empresas estimam aumento de 50%

Transportadoras de mercadorias sofrem impacto da crise na sua atividade

As empresas, devido à pandemia, registaram abrandamento de atividade, que foi retomada a partir de maio e julho. As expectativas até ao final do ano são cautelosas. Muitas delas também procuram acompanhar o crescimento do comércio online, apostando na logística

Planificação “just in time”: o grande desafio dos gestores de paletes

No início do ano, as empresas gestoras de paletes recebiam o plano das encomendas com três a quatro semanas de antecedência e agora têm de lidar com planificações enviadas, muitas vezes, no próprio dia. Com este ritmo, a atividade destas empresas alterna entre dias de trabalho frenéticos e outros de calmaria. Apesar do desafio, as empresas parecem estar preparadas para lidar com a instabilidade

Mercado português encolhe 30% até setembro

Depois de três anos a crescer em contraciclo com o mercado europeu, o setor português de movimentação de carga retraiu 30% até setembro. Apesar de as empresas já esperarem uma contração do negócio, mesmo antes do início da pandemia, a dimensão da quebra é uma machadada num setor que estava a aproximar-se dos níveis de competitividade dos mercados europeus

Célula de hidrogénio: o futuro dos empilhadores?

Apesar de ainda não estarem em comercialização, as células de hidrogénio estão a posicionar-se para serem, a médio prazo, a fonte de energia por excelência dos empilhadores. Assim haja incentivos estatais ao investimento, produção de hidrogénio em escala e uma infraestrutura de abastecimento robusta

OPINIÃO

Marcas próprias com via de exportação

Robertus Lombert, partner da IPLC para Portugal, escreve, nesta edição, sobre a exportação de marcas próprias no retalho alimentar

O renascimento do experiential retail

Nesta edição, Mara Martinho, consultora de retalho da Michael Page, fala sobre o renascimento do retalho experiencial e as tendências associadas: desde e-commerce, realidade aumentada e inteligência artificial

Phygital – Aliados improváveis

Na sua estreia como colunista do Hipersuper, Rui Gonçalves, business development manager da Critical Software, ensina as empresas a fazer a fusão entre os conceitos físico e digital

As vendas como plataforma para a inovação

O colunista residente do Hipersuper, David Pérez del Pino, diretor-geral da Checkpoint Systems para Portugal e Espanha, escreve nesta edição sobre inovação no ponto de venda

Phygital: aproximar o comércio online da experiência de comprar em loja

A arte de vender e as vendas cruzadas são o tema do artigo de opinião assinado por Jorge Gonçalves, diretor de indústria, comércio e serviços da Minsait Portugal

DATA CENTER

Mudanças em refrigerantes – nem todos são beneficiados

Análise assinada por Ana Raquel Santos, senior client executive da Kantar Worldpanel

 

 

 

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