Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Centros Comerciais acusam Governo de desferir grande golpe no comércio e na restauração

Por a 9 de Novembro de 2020 as 9:52
António Sampaio de Mattos, presidente da APCC

António Sampaio de Mattos, presidente da APCC

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) acusa o executivo de desferir “um grande golpe” no comércio e na restauração. Em causa está a proibição de circulação, nos concelhos de elevado risco de contágio da Covid-19, entre as 13h00 e as 05h00 aos sábados e aos domingos.

Em comunicado, a APCC considera tratar-se de “grande golpe para o comércio e restauração, e para a economia portuguesa em geral”, alertando para as “graves consequências que tal medida irá ter no comércio e restauração, e na economia portuguesa em geral”.  “Como temos vindo a referir, a economia portuguesa, o sector dos centros comerciais e as empresas não suportam mais paragens de funcionamento forçadas”, afirma António Sampaio de Mattos, presidente da APCC, citado no mesmo documento.

“Estas situações provocam prejuízos avultados, perdas de emprego no sector e contribuem para o desacelerar da economia. Esta medida de recolhimento obrigatório aos fins de semana é um grande golpe para o comércio e restauração, e para a economia portuguesa em geral”, acrescenta.

O presidente da APCC considera ainda que “as questões de Saúde Pública devam estar na primeira linha das prioridades”. Mas lamenta a medida agora tomada pelo Governo: “Na mesma semana em que assinámos com o Ministério da Economia e da Transição Digital um protocolo que tem como objetivo incentivar a antecipação das compras de Natal por forma a evitar concentrações de pessoas nos espaços comerciais, somos surpreendidos com uma medida que pode exatamente provocar essas aglomerações de pessoas noutros momentos do dia e da semana”.

O estado de emergência anunciado pelo Governo vigora entre 9 e 23 de novembro, podendo ser prorrogado por períodos de 15 dias. Neste âmbito, o Governo limitou a liberdade de circulação entre as 13h00 de sábado e as 5h00 de domingo e entre as 13h00 de domingo e as 05h00 de segunda-feira em 121 concelhos do país. Nos restantes dias, o recolher obrigatório é a partir das 23H00.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *