Data Center Homepage Newsletter

Famílias portuguesas aumentam capacidade financeira e investimentos

Por a 23 de Dezembro de 2019 as 13:49

bens de grande consumoA capacidade de financiamento das famílias aumentou ligeiramente, para 1,2% do PIB, no ano acabado no terceiro trimestre de 2019, divulgou hoje o INE. 

A taxa de poupança das famílias portuguesas aumentou para 6,2% do rendimento disponível no terceiro trimestre (6,1% no trimestre anterior).

Ao mesmo tempo, as famílias também aumentaram o investimento, em 1,8% no terceiro trimestre de 2019 face ao período homólogo (1,7% no trimestre anterior).

A evolução do rendimento dos agregados familiares foi determinada pelo crescimento de 1,1% das remunerações recebidas, explica o instituto. 

Por sua vez, as sociedades não financeiras mantiveram a necessidade de financiamento nos 4% do PIB, no ano acabado no terceiro trimestre. A poupança das mesmas aumentou em 1,7%, após um decréscimo registado no trimestre anterior. Já o investimento desacelerou de 2,2%, no trimestre anterior, para 1,3%. 

Os custos do trabalho, por unidade produzida, registaram um aumento de 2,7%, determinado por um aumento da remuneração média superior ao da produtividade, dá conta o relatório.

O PIB e o Rendimento Nacional Bruto registaram variações de 0,9% e 1%, respetivamente, durante o ano acabado no terceiro trimestre de 2019. A capacidade de financiamento da economia portuguesa fixou-se em 0,3% do PIB, refletindo uma ligeira queda face à proporção registada no trimestre anterior.

A poupança da economia portuguesa representou 18,6% do PIB no terceiro trimestre de 2019 (18,5% no trimestre anterior).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *