Destaque Destaque Homepage Homepage Logística Newsletter

Portos de Portugal continental com recuo de 6,4% no acumulado até outubro

Por a 23 de Dezembro de 2019 as 10:21

Porto-de-SinesOs portos de Portugal continental movimentaram 72,9 milhões de toneladas entre janeiro e outubro de 2019, um recuo de 6,4% em relação a igual período de 2018, sendo Sines responsável por 92,2% das perdas, segundo dados divulgados esta segunda-feira pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). Apesar do acumulado do ano ter descido, na comparação homóloga, outubro registou um crescimento de 1,7%.

Os portos de Viana do Castelo, Leixões e Aveiro foram os únicos a apresentar desempenhos positivos, sendo que no total cresceram 665,4 mil toneladas. Esta subida não conseguiu, no entanto, anular os efeitos do recuo dos restantes portos, que foi no global de 5,7 milhões de toneladas.

Os portos de Viana do Castelo, de Leixões e de Aveiro apresentaram crescimentos homólogos de 21,9%, 3,5% e 1%, respetivamente. O documento da AMT adianta ainda que os portos de Leixões e de Aveiro alcançaram o melhor desempenho de sempre, com 6,5 e 4,6 milhões de toneladas, respetivamente.

Já o porto de Sines é dos principais responsáveis pelo desempenho total negativo, ao registar quebras de 6,9 milhões de toneladas em carga contentorizada, carvão e petróleo bruto. Sines continua a ter, de longe, a maior quota de mercado (47,8%). Seguem-se Leixões (22,6%), Lisboa (13%), Setúbal (7,4%) e Aveiro (6,4%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *