Distribuição Homepage Newsletter

Walmart encerra 269 lojas este ano e anuncia abertura de cerca de 200 em 2017

Por a 19 de Janeiro de 2016 as 16:19

walmartA Walmart anunciou no dia 15 de janeiro o encerramento de um total de 269 lojas no seu país de origem (Estados Unidos) e além-fronteiras, ao longo deste ano.

Com perto de 11 600 lojas distribuídas por 28 países, e loja online em 11, a Walmart vai fechar 154 lojas nos Estados Unidos, o que corresponde a cerca de 3% do total dos espaços que detém no seu país de origem, além de 115 pontos de venda nos restantes mercados onde opera.

Entre as lojas a encerrar no mercado norte-americano, encontram-se as 102 lojas Walmart Express, projeto-piloto em prática desde 2011 para introduzir um novo conceito de loja de pequena dimensão. Das 115 lojas além-fronteiras com fecho anunciado encontram-se as 60 lojas recentemente encerradas no Brasil, devido a perdas constantes, que representam 5% do total de lojas que a retalhista operava no país sul-americano. As restantes 55 encontram-se em mercados da “América Latina”, sobretudo por serem pequenas e por originarem de igual forma perdas.

De acordo com o comunicado da retalhista, publicado pelo The New York Times, a ação foi tomada depois de uma revisão completa do seu portefólio de lojas, anunciada em outubro do ano passado, para verificar quais os ativos que estariam “alinhados com a estratégia a longo prazo” da empresa.

Depois de analisar fatores como a “performance financeira” dos espaços, a empresa decidiu fechar 269 lojas, que representam “menos de 1%” do total de metros quadrados de superficie de venda detida, assim como “menos de 1%” da sua receita global.

Globalmente, a empresa vai fechar portas de 23 espaços com o conceito de “Neighborhood Market”, 12 dos seus “Supercenters”, sete lojas em Porto Rico, seis centros ‘discount’ e quatro “Sam’s Clubs”.

“A gestão ativa do nosso portefólio é essencial para manter a boa saúde do negócio”, explica no mesmo comunicado Doug McMillon, presidente e CEO (Chief Executive Officer) da cadeia de retalho. “A decisão não é facil mas é necessária para manter a empresa forte e posicionada para o futuro”.

A nova estratégia prende-se com o foco no fortalecimento dos “Supercenters” da empresa, otimização do conceito “Neighborhood Market”, crescimento do negócio e-commerce e expansão dos serviços de recolha de encomendas para os consumidores.

No ano fiscal de 2017, que inicia a um de Fevereiro, a gigante do retalho prevê abrir entre 50 a 60 “Supercenters” e entre 85 a 95 “Neighborhood Markets”. No mesmo período, planeia investir no negócio “Sam’s Club” com a abertura de entre sete a dez novas lojas. Internacionalmente, durante o próximo ano, a Walmart tem a intenção de abrir entre 200 e 240 novas lojas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *