Consumo FMCG Homepage Newsletter

Portugueses compram mais por menos. Preços diminuem 0,4% no trimestre

Por a 9 de Setembro de 2015 as 12:20

consumoO mercado de grande consumo em Portugal acelerou 1,3% no segundo trimestre de 2015, de acordo com o relatório “Growth Reporter”, elaborado pela Nielsen.

“Este valor consolida o aumento de 0,5% verificado no primeiro trimestre e confirma a mudança de dinâmica, depois de um segundo semestre negativo em 2014. Além disso, a subida está em linha com a evolução da economia portuguesa, que registou um crescimento do PIB de 1,5% (valores estimados pelo INE), entre abril e junho, em comparação com o mesmo período do ano passado”, explica a consultora.

A análise da Nielsen constatou um cenário de ligeira deflação, com uma diminuição dos preços de 0,4%. Desta forma, os consumidores portugueses conseguem comprar mais por menos.

E na Europa?

Segundo o “Growth Reporter”, a melhoria no consumo interno faz-se evidenciar pelo seu ritmo de crescimento, superior ao de três das cinco maiores economias europeias. França e Itália cresceram a um ritmo de 0,6% e 0,4%, respetivamente, enquanto o Reino Unido perdeu 0,8% num contexto de deflação. Apenas Espanha, com um aumento de 2%, e Alemanha, com 1,5%, registaram melhores resultados que o mercado português.

“Portugal registou um ponto a menos em comparação com a evolução do mercado de grande consumo em toda a Europa, que alcançou uma melhoria de 2,4% no período em análise”, sublinha a consultora.

Segundo o diretor geral da Nielsen Ibéria, Gustavo Núñez, “o consumo em Portugal vai estabilizando, pouco a pouco, durante a primeira metade de 2015, depois de um semestre homólogo negativo. Esta estabilidade atribui-se, em parte, a uma ligeira melhora da confiança dos consumidores que, segundo o nosso próprio Índice de Confiança, cresceu dois pontos em junho, comparativamente ao final de 2014”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *