Análise Data Center Homepage Newsletter

Jovens portugueses sentem mais discriminação profissional de género

Por a 13 de Março de 2015 as 9:29

Homens e mulheres têm percepções opostas relativamente à desigualdade entre géneros a nível profissional, de acordo com o inquérito realizado pela Hays, por ocasião do dia Internacional da Mulher.

Apenas 33% dos homens portugueses acha que existe diferença de salário e de oportunidades de carreira entre homens e mulheres. A nível mundial, esta percentagem situa-se nos 21%.

O grupo de recrutamento especializado de profissionais qualificados Hays questionou mais de 6000 inquiridos em 31 países, no Dia Internacional da Mulher.

Em Portugal, a maioria das mulheres sente que existe diferença de tratamento entre géneros, seja a nível de oportunidades de carreira (56%) ou a nível salarial (51%), e “as gerações jovens são mais severas na avaliação de desigualdades”.

Contrariando a tendência internacional, os mais jovens são os mais críticas quanto a questões da desigualdade em Portugal. 63% dos inquiridos portugueses até 25 anos acreditam que existe de facto diferenciação salarial entre géneros, contra 33% dos inquiridos com mais de 55 anos.

A nível global, 45% das mulheres inquiridas afirma que existe uma disparidade de salários entre homens e mulheres. Em Portugal, esta percentagem aumenta para 51%.

Por outro lado, 79% dos homens acredita que o mercado de trabalho oferece exactamente as mesmas oportunidades de carreira a ambos os géneros, enquanto em Portugal, 67% dos homens que acredita na situação.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *