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Reconstrução das marcas próprias é grande tendência do retalho no Mundo

Por a 23 de Maio de 2012 as 15:08

A reconstrução das marcas próprias é uma das grandes tendências do retalho no Mundo, revelou Cecile Riverain, Head of Internacional Research IGD – The Food and Grocery Experts.

 

A convidada internacional do seminário “Futuras Tendências no Mercado de Produtos de Grande Consumo”, promovido pela Centromarca, associação que reúne os fabricantes de produtos de marca, confirmou a tendência um pouco por todo o Mundo. “A marca própria deixou de ser um produto básico. Os retalhistas estão a remodelar as categorias de produtos mais sofisticados, conferindo às marcas da distribuição individualidade e carácter”.

Esta reconstrução das marcas próprias está patente na melhoria das receitas dos produtos, na introdução de cor artificial nos alimentos de forma a serem mais sedutores e apelativos aos olhos do consumidor, nas embalagens mais criativas que contam histórias e não passam despercebidas nas prateleiras, mesmo junto dos consumidores mais distraídos, e na própria comunicação. Os produtos não estão apenas melhores como são mais atractivos para os consumidores”, garante.

A proliferação de “Small Box” é mais uma das grandes tendências do retalho mundial. Tratam-se de pequenas lojas de conveniência, com múltiplos conceitos para abraçar diferentes targets. Nas “Small Box” os consumidores podem comprar o pequeno-almoço, o leite para as crianças e a sandes para consumir no jardim, entre muitos outros produtos. “Estes formatos de pequena dimensão estão a competir com as lojas que comercializam vastas gamas de produtos. É preciso compreender o comprador em todas as ocasiões e missões de compra”, aconselha.

A migração do comércio para o ambiente online é a terceira grande tendência apontada pela expert. “Apesar de ainda não ser um negócio de grande dimensão em Portugal, está a explodir pode esse mundo fora e vai certamente sofrer grandes desenvolvimentos em Portugal nos próximos tempos”.

 

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