FMCG Homepage Marcas Newsletter

Chá preto pode diminuir a tensão arterial

Por a 15 de Fevereiro de 2012 as 12:14

Beber três chávenas de chá preto por dia pode reduzir a tensão arterial, conclui um novo estudo feito em parceria pela Universidade de Western Austrália (UWA) e o National Health & Medical Research Council of Austrália.

 

Na investigação, desenvolvida junto de 95 australianos, entre 35 e 75 anos, durante seis meses, um grupo de participantes bebeu três chávenas de chá preto por dia, enquanto outro bebeu uma outra bebida com o mesmo sabor e cafeína, mas sem derivados de chá.

No final dos seis meses, o estudo concluiu que as pessoas que beberam chá preto registaram “menor tensão arterial sistólica (máxima) ou diastólica (mínima), entre 2 e 3 mmHg (milímetros de mercúrio) quando comparado com o outro grupo. Apesar de o chá conter cafeína, tem outros constituintes, como a L-Teinina, que actua junto do “cérebro provocando um efeito de relaxamento parecido com o efeito do Yoga e da meditação”.

“Este é um grande desenvolvimento”, explica Jane Rycroft, nutricionista sénior e gestora de saúde em laboratórios de investigação. “E constitui prova suficiente para sugerir que o chá e os seus ingredientes naturais podem ajudar a tornar as pessoas mais saudáveis.”

O Professor Jonathan Hodgson, da UWA, corrobora: “A redução da tensão arterial pode reduzir significativamente o risco das pessoas desenvolverem doenças cardiovasculares e, por isso, esta é uma importante descoberta”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *