Alimentar

Bimbo lança nova receita do Rebanada Estilo Artesano e expande gama com versão integral

A versão integral surge como novidade na gama, mantendo o perfil indulgente e o sabor característico da linha Artesano, mas com um perfil nutricional ajustado para consumidores que procuram um estilo de vida equilibrado.

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Bimbo lança nova receita do Rebanada Estilo Artesano e expande gama com versão integral

A versão integral surge como novidade na gama, mantendo o perfil indulgente e o sabor característico da linha Artesano, mas com um perfil nutricional ajustado para consumidores que procuram um estilo de vida equilibrado.

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Sob o mote “Mais que pão, uma experiência”, a Bimbo apresenta uma nova receita do pão de forma Rebanada Estilo Artesanal e alarga a gama com o lançamento da versão integral, respondendo à crescente procura por alternativas mais equilibradas.

“Com a marca Bimbo Rebanada Estilo Artesano, queremos ir além do pão convencional e proporcionar uma verdadeira experiência sensorial. Esta é uma marca com um conceito diferenciador, pensado para quem valoriza o prazer de saborear um pão único, com textura, sabor e aspeto verdadeiramente especiais. O novo Artesano Integral surge para responder à
crescente procura por opções mais equilibradas, sem comprometer aquilo que os nossos consumidores mais valorizam: o sabor autêntico e a textura incrivelmente fofa”, refere Joana Marques Silva, Marketing Manager da Bimbo Portugal.

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A versão integral surge como novidade na gama, mantendo o perfil indulgente e o sabor característico da linha Artesano, mas com um perfil nutricional ajustado para consumidores que procuram um estilo de vida equilibrado, sem abdicar do prazer de um pão de qualidade superior, sublinha a marca.

O Bimbo Rebanada Estilo Artesano, nas versões branco e integral, já se encontra disponível nas principais superfícies comerciais e lojas tradicionais, em embalagens de 500 gramas.

Para apoiar este lançamento, a marca ativou uma campanha de comunicação multicanal que decorre até 8 de junho. Com presença em televisão, meios digitais, outdoors e ponto de venda, a campanha pretende reforçar a notoriedade da marca e o seu posicionamento premium no segmento do pão de forma.

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Loja no Nova Vila Retail Park marca a chegada da Tiendanimal a Portimão

Com 802 metros quadrados, o espaço inclui o serviço ‘Click & Collect’, para compras online com levantamento em loja.

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A abertura oficial da Tiendanimal no Vila Nova Retail Park (Chão das Donas, loja F), em Portimão, acontece esta quarta-feira, 28 de maio.

Inserida no plano de expansão da empresa em Portugal, a nova loja ocupa  802 metros quadrados com um portefólio de produtos e serviços para o bem-estar dos animais que inclui alimentação, higiene, saúde, brinquedos e acessórios.

Disponibiliza ainda o serviço Click & Collect, permitindo que os clientes efetuem encomendas online e as recolham diretamente na loja.

“Este novo espaço em Portimão representa para nós mais do que uma expansão física: é uma reafirmação do nosso compromisso em acompanhar e apoiar as famílias e os seus animais em cada fase da sua vida”, sublinha Pedro Cardoso, diretor de Operações da Tiendanimal Portugal.

Para marcar a abertura, a Tiendanimal preparou condições especiais durante os primeiros dias. De 28 de maio a 1 de junho, todos os artigos (exceto antiparasitários) beneficiarão de 20% de desconto direto. Entre 2 e 15 de junho, os clientes poderão receber um cupão de 6 euros em compras superiores a 39 euros, válido para utilização entre 16 de junho e 17 de agosto, informa ainda a empresa.

Tiendanimal, especialista em produtos para animais de estimação, conta com mais de 113 lojas físicas, 22 clínicas e 76 salões de tosa na Península Ibérica.

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Distribuição

Ano arranca com sinais positivos para o setor do grande consumo em Portugal

O setor do grande consumo em Portugal iniciou 2025 com uma evolução positiva, marcada por maior confiança dos consumidores, novas dinâmicas de compra e um comportamento mais equilibrado face às marcas de distribuição.

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Os dados do Painel de Lares da Kantar, analisados com a Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, revelam uma conjuntura de estabilização e adaptação, sustentada pela desaceleração da inflação.

Um dos indicadores mais relevantes prende-se com a redução das dificuldades financeiras sentidas pelos consumidores. A percentagem de portugueses com dificuldades na gestão do orçamento familiar desceu para 28%, menos 6,4 pontos percentuais face a 2024. Esta melhoria está a impulsionar o crescimento do consumo, tanto dentro como fora de casa, com destaque para um aumento de 4,8% no consumo fora do lar no primeiro trimestre do ano.

A coexistência e complementaridade entre os formatos de retalho está também em destaque. Cerca de 84% dos portugueses fazem compras tanto em lojas de Sortido Amplo como em Sortido Curto, demonstrando uma abordagem flexível e estratégica ao ato de compra. Enquanto as lojas de Sortido Amplo reforçam a sua proposta de valor assente na diversidade de marcas de fabricante (MDF), o crescimento das lojas de Sortido Curto continua, embora assente sobretudo na intensificação da compra por cliente, e não na perda de quota do formato concorrente.

“O que estamos a observar é uma evolução natural e saudável do mercado retalhista, onde diferentes formatos encontram o seu espaço e se complementam. Esta dinâmica cria um cenário win-to-win em que para um ganhar não é necessário que o outro perca, beneficiando não só os operadores, mas, fundamentalmente, o consumidor, que ganha em diversidade e opções de escolha”, refere Marta Santos, clients and analytics director da Kantar.

Apesar de as Marcas de Distribuição (MDD) continuarem a ganhar quota, o ritmo de crescimento abrandou. A sua expansão, mais notória no Sortido Amplo, resulta sobretudo da procura por preços mais acessíveis. Contudo, o estudo alerta para os riscos de um crescimento excessivo das MDD, que poderá comprometer o valor das categorias, sobretudo quando não é acompanhado por inovação ou diferenciação.

“Este início de ano positivo é um sinal encorajador para todo o setor. Para que este dinamismo se consolide, é fundamental que retalhistas e fabricantes trabalhem em sintonia, valorizando a oferta diferenciada e a inovação que as Marcas de Fabricante trazem, para que possam responder a um consumidor que procura ativamente qualidade e novas propostas”, conclui Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca.

Os dados de compra são baseados no Painel de Lares da Kantar, com uma amostra de 4.000 lares participantes, representativos de Portugal Continental, dispersos em mais de 1.000 Pontos de Sondagem, que declararam as suas compras no período em análise, com dados até ao dia 23 de março de 2025. Os resultados apresentados têm um nível de confiança de 95 %, com erro amostral associado de 1,96 %.

 

 

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Produção

FIPA apela ao reconhecimento estratégico da indústria agroalimentar na 7.ª Conferência para a Competitividade

A iniciativa reuniu representantes do setor agroalimentar, membros do Governo e académicos para debater os principais desafios e oportunidades da indústria alimentar e das bebidas em Portugal.

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tagsFipa

“Alimentar a Economia” foi o mote da 7.ª Conferência para a Competitividade, promovida pela FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares, no passado dia 22 de maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. A iniciativa reuniu representantes do setor agroalimentar, membros do Governo e académicos para debater os principais desafios e oportunidades da indústria alimentar e das bebidas em Portugal.

Jorge Henriques, presidente da FIPA, reforçou o papel estruturante do setor, apelando ao novo Governo para que reconheça a sua importância estratégica, propondo a criação de um Ministério da Agricultura e da Alimentação e de uma Secretaria de Estado da Alimentação. Defendeu ainda políticas de incentivo à inovação, exportação e segurança alimentar, nomeadamente através de um plano nacional de segurança alimentar, programas de apoio à internacionalização e harmonização do IVA para os bens alimentares na taxa reduzida, além da eliminação dos impostos sobre bebidas açucaradas.

José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, reiterou a centralidade do setor agroindustrial, destacando a relevância da digitalização, da investigação e da segurança energética como pilares para a sustentabilidade do modelo produtivo.

A conferência incluiu diversos painéis de reflexão, entre os quais uma mesa-redonda sobre soberania alimentar e reservas estratégicas, com intervenções de Arlindo Cunha, Eduardo Diniz, José Romão Braz e Patrícia Fonseca. A urgência de criar stocks estratégicos de cereais foi um dos alertas lançados, dada a fragilidade atual da cadeia de abastecimento nacional.

Raquel Vaz Pinto, da Nova FCSH, contextualizou os desafios geopolíticos que a Europa enfrenta, salientando a necessidade de um maior equilíbrio entre os objetivos ambientais e digitais, e uma coordenação mais eficaz entre os interesses dos Estados-membros da União Europeia.

Na segunda parte do evento, António Serrano, CEO da Jerónimo Martins Agroalimentar, sublinhou o valor da aproximação entre o setor agrícola e o meio académico, desafiando as empresas a integrar o conhecimento científico no seu ADN. Este foi também o foco do debate final, que contou com Adolfo Mesquita Nunes, António Casanova, Catarina Pinto Correia e José Pedro Salema, onde a digitalização e a inteligência artificial foram apontadas como alavancas para cadeias de abastecimento mais eficientes e resilientes.

 

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CropLife Portugal lança projeto “Agricultura é Vida” para sensibilizar comunidade escolar sobre o papel do agricultor

A CropLife Portugal lançou o projeto piloto “Agricultura é Vida”, uma iniciativa educativa que visa sensibilizar professores, alunos e a comunidade escolar para a importância vital do papel do agricultor na sociedade.

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O projeto teve início na Escola Básica Sophia de Mello Breyner, em Oeiras, no âmbito do programa Educa +, promovido pelo município local.

No dia 22 de maio, Dia Mundial da Biodiversidade, duas turmas do 6.º ano participaram numa sessão interativa que abordou as diversas dimensões da agricultura — social, económica e ambiental. Através de vídeos educativos, como “A PAC explica” e “Um enigma entre as laranjas”, os alunos exploraram temas como a produção de alimentos seguros e saudáveis, a proteção da biodiversidade, a prevenção de incêndios e a coesão territorial.

A sessão contou com o testemunho de Domingos dos Santos, agricultor da região de Mafra, que partilhou a sua experiência na produção de pera rocha e limão, proporcionando uma visão realista da vida no campo.

Como forma de materializar o compromisso com a sustentabilidade, foi oferecido à escola um abrigo de polinizadores, simbolizando a importância da biodiversidade na agricultura. João Cardoso, diretor executivo da CropLife Portugal, destacou que a iniciativa pretende demonstrar a interdependência entre agricultura e biodiversidade, incentivando a instalação de abrigos de polinizadores nas hortas escolares como exemplo de práticas sustentáveis.

O projeto “Agricultura é Vida” está aberto à participação de outras escolas interessadas, com o objetivo de expandir a sensibilização sobre a agricultura e a produção de alimentos a nível nacional.

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Alimentar

Purina lança o seu primeiro alimento para gatos à base de gelatina transparente com pedaços

A Purina acaba de lançar o seu primeiro alimento húmido para gatos à base de gelatina transparente: Gourmet Revelations Finos Pedaços em Gelatina.

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tagsPurina

Esta nova gama destaca-se pela textura inovadora, uma gelatina delicada com tenros pedaços de carne ou peixe, e pela sua apresentação premium em embalagem piramidal de 57 gramas, fácil de servir sem talheres e sem derrames.

Disponível em duas variedades, frango e salmão, e em embalagens de dois, quatro e 48 porções, este novo produto foi criado a pensar nos tutores que valorizam refeições visivelmente apetitosas e que pretendem reforçar o vínculo com os seus gatos através da alimentação. A textura e formato foram desenvolvidos com base em estudos comportamentais conduzidos por cientistas da marca, que indicaram que a forma piramidal da gelatina estimula comportamentos naturais como lamber, morder e mastigar.

“Acreditamos que esta nova aposta de Purina é a solução ideal para que os tutores reforcem, ainda mais, os laços com seus gatos, e, simultaneamente, tenham disponível uma opção que combina praticidade e sofisticação, com um produto visualmente irresistível e delicioso que cria momentos de pura felicidade e sabor aos felinos. Assistir aos seus gatos a saborearem cada refeição com prazer é uma parte essencial dessa conexão. Com isso em mente, dedicamos um extenso trabalho de pesquisa para criar um produto que transforma a hora da alimentação num momento único e especial para os gatos, adicionando um toque de luxo ao seu dia a dia”, afirma João Partidário, business executive officer da Purina em Portugal.

Gourmet Revelations Finos Pedaços em Gelatina integra uma campanha multimeios em Portugal, com presença em televisão e canais digitais até 8 de junho. O lançamento estende-se ainda a vários mercados europeus, incluindo Itália, França, Reino Unido, Alemanha, Espanha e outros.

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Retalho

UBBO organiza festival para celebrar o Dia da Criança

O próximo fim de semana é dedicado aos mais pequenos, com um festival nos dias 31 de maio e 1 de Junho, em celebração do Dia da Criança.

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O Festival MiUBBOS vai dinamizar uma série de atividades na zona dos contentores da Praça Central do UBBO, a 31 de maio e 1 de junho, para assinalar o Dia da Criança.

Para além de espetáculos de magia, música, teatro, marionetas, comédia, dança e circo, haverá workshops dinâmicos onde as crianças aprendem as novas artes. Animação ambulante, cantinho das histórias, baby corner, contentores com ateliers e animação são propostas do maior centro comercial do país.

O festival MiUBBO tem como mascote o Zubbo, que “vai acompanhar todas as atividades e daqui para frente será sem dúvida presença habitual pelos espaços do único shopping resort do país”, refere uma nota do centro comercial. As atividades são gratuitas e a agenda pode ser consultada aqui.

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Exportação

Portugal Nuts lança projeto de internacionalização dos frutos secos nacionais

O NutsbyPortugal vai dinamizar um conjunto de iniciativas em Portugal e em vários países. O objetivo é reforçar a competitividade e base exportadora das PME’s, que integram a fileira do amendoal e nogueiral.

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O NutsbyPortugal foi lançado pela Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts e surge no âmbito da aprovação da candidatura do aviso MPr-2023-5, Internacionalização da PME – Projetos conjuntos. O projeto tem a duração de 24 meses e inclui mercados como Espanha, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, França, Dinamarca, Noruega Suécia, Grécia, EUA e Austrália.

O anúncio foi feito no âmbito do IV Congresso da Portugal Nuts, que decorreu em Beja, no passado dia 21 de maio. Reuniu produtores, técnicos, investigadores, decisores políticos, parceiros e patrocinadores e debateu temas estruturantes da fileira, como água, proteção de culturas, mercados, preços e tendências futuras.

O NutsbyPortugal visa dinamizar e reforçar a competitividade e base exportadora das PME’s, que integram a fileira do amendoal e nogueiral, através de um conjunto de iniciativas a decorrer em Portugal, e em vários países, informa a Portugal Nuts.

Nestes mercados escolhidos, as empresas, associadas da Portugal Nuts, irão participar e visitar certames da fileira do agroalimentar, promover ações de degustação e realizar reuniões B2B com potenciais clientes e compradores. “Os futuros contatos empresariais também podem visitar as empresas produtoras, e processadoras, de frutos secos, através das ações inversas e de missões virtuais. Adicionalmente à comercialização dos produtos, o projeto prevê também a comercialização de subprodutos dos pomares, promovendo deste modo a agricultura, e economia, circulares”, revela a Portugal Nuts.

A primeira iniciativa, a realizar no âmbito do projeto, decorrerá ainda no Verão de 2025, dando a conhecer de forma detalhada, e em formato virtual, o calendário das iniciativas e procurando recolher as manifestações de interesse, não só de empresas associadas, como de outras empresas da fileira.

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Logística

DHL vai implementar mil robôs adicionais em todas as operações

O Grupo vai expandir a robótica em todas as divisões, através da assinatura de um acordo assinado com a Boston Dynamics, líder mundial em robótica avançada.

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A DHL vai expandir a implementação da robótica em todas as divisões com mais de mil novos robôs. O Grupo assinou um memorando de entendimento estratégico com a Boston Dynamics, líder mundial em robótica avançada, depois do sucesso da implementação do robô Stretch da Boston Dynamics.

O robô foi concebido para o manuseamento de caixas e inicialmente implementado pela DHL para automatizar a descarga de contentores. A DHL Supply Chain, a divisão de logística contratual do Grupo, liderou o caminho, introduzindo o Stretch comercialmente na América do Norte em 2023 e, mais recentemente, expandindo as implementações no Reino Unido e em toda a Europa.

Segundo a DHL, para além da implementação global de mais de mil unidades adicionais, para o futuro, a DHL planeia expandir a gama de aplicações dos robôs, incluindo casos de utilização adicionais, como a recolha de caixas.

O CIO Global da DHL Supply Chain assume que esta é “uma mudança fundamental que está a remodelar a forma como operamos e a elevar o serviço prestado aos nossos clientes”. “Através desta parceria alargada com a Boston Dynamics, a DHL assumirá um papel mais ativo na formação e direção do desenvolvimento da robótica, juntamente com parceiros-chave, concentrando-se na criação de soluções mais resistentes, reativas e inteligentes que respondam aos desafios únicos da nossa empresa. Juntos, estamos a estabelecer novos padrões para o setor da logística”, assegura Sally Miller.

Nos últimos três anos, o Grupo DHL investiu mais de mil milhões de euros em automação só na sua divisão de logística contratual. Em toda a sua rede global, o Grupo utiliza atualmente mais de 7.500 robôs, mais de 200 mil dispositivos portáteis inteligentes e cerca de 800 mil sensores IoT para otimizar as operações, melhorar as condições de trabalho dos funcionários e fornecer valor mensurável aos clientes. Atualmente, mais de 90% dos armazéns da DHL em todo o mundo estão equipados com pelo menos uma solução de automatização ou digitalização.

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Retalho

Sonae vende marcas MO e Zippy à atual equipa de gestão por 20 milhões de euros

A operação representa um encaixe de cerca de 20 milhões de euros e deverá estar concluída até ao final do primeiro semestre de 2025, estando ainda sujeita à aprovação das entidades reguladoras competentes.

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A Sonae anunciou a celebração de um acordo para a alienação dos negócios de moda MO e Zippy, num processo de Management Buy Out (MBO) liderado por Francisco Pimentel, atual CEO da MO, em parceria com o Fundo Mercúrio, gerido pela Oxy Capital.

A transação insere-se na estratégia de gestão ativa do portefólio da Sonae, que procura garantir as melhores condições de desenvolvimento para os seus ativos, promovendo a autonomia de negócios com equipas de gestão consolidadas. Segundo João Dolores, CFO da Sonae, esta decisão está alinhada com a tradição do grupo em fomentar o empreendedorismo interno: “Estamos muito satisfeitos com esta operação e com o que ela significa para todas as partes envolvidas. A Sonae tem vários casos de MBO de sucesso na sua história, que revelam a cultura empreendedora dos nossos gestores e a nossa capacidade de projetar empresas para além do perímetro do Grupo. Estamos num negócio enquanto formos o seu melhor acionista. Quando surgem oportunidades melhores para as empresas e para as suas pessoas, que estejam enquadradas com os nossos valores, como neste caso, procuramos concretizá-las. Quero agradecer a todas as pessoas das equipas MO e Zippy pelo seu profundo empenho e compromisso ao longo dos anos e deixar a todos votos de muito sucesso”.

Com raízes na Sonae desde 1995 (MO) e 2004 (Zippy), as duas marcas afirmaram-se como referências no mercado português e consolidaram presença internacional. A MO conta atualmente com mais de 120 lojas em Portugal e uma unidade dedicada à gestão da categoria têxtil em grandes retalhistas internacionais. Já a Zippy, focada no segmento infantil, opera em mais de 40 mercados, através de uma estratégia multicanal assente em lojas próprias e franchising.

Para Francisco Pimentel, “é uma honra fazer parte do legado de MBO da Sonae, que refletem a cultura de valorização do talento e de promoção do empreendedorismo interno do Grupo. Assumimos esta nova etapa com muito entusiasmo e orgulho nas marcas que temos, estando cientes da grande responsabilidade acrescida para todos na MO, assim como para a Catarina Leão e a equipa da Zippy. Acreditamos que este passo de maior autonomia é o mais adequado e será especialmente propício ao desenvolvimento e sucesso sustentado destes negócios”.

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Bebidas

José Maria da Fonseca lança novas colheitas Quinta de Camarate Branco Seco e Doce 2024

Estes dois vinhos brancos, com perfis diferenciados, refletem a diversidade do terroir da Quinta de Camarate, localizada junto à Serra da Arrábida, e posicionam-se como propostas versáteis para os dias mais amenos.

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A chegada da primavera traz de volta ao mercado as novas colheitas dos vinhos Quinta de Camarate Branco Seco 2024 e Branco Doce 2024, produzidos pela José Maria da Fonseca na Quinta de Camarate, em Azeitão, propriedade da família Soares Franco.

O Quinta de Camarate Branco Seco 2024 resulta de um lote de Alvarinho (62%) e Loureiro (38%), apresentando um perfil aromático com notas de fruta de caroço, nuances florais e uma mineralidade marcada. De cor amarelo pálido com reflexos esverdeados, revela um paladar equilibrado, boa acidez e final fresco, sendo particularmente indicado para acompanhar peixe e marisco.

Já o Quinta de Camarate Branco Doce 2024 é um monovarietal de Moscatel, com aromas florais, suavidade e um paladar doce e aveludado, equilibrado por uma acidez bem integrada. Acompanha bem marisco, sushi e sobremesas.

Com 120 hectares de área total, dos quais 39 são dedicados à vinha, a Quinta de Camarate destaca-se não apenas pela produção vínica, mas também por albergar a coleção ampelográfica da José Maria da Fonseca, com mais de 560 castas oriundas de todo o mundo, e pela produção de leite de ovelha que dá origem ao queijo de Azeitão.

Estas novas colheitas reforçam o compromisso da José Maria da Fonseca com a autenticidade e inovação no setor vitivinícola, valorizando a identidade do terroir de Azeitão e a sua diversidade enológica.

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