Produção

FIPA apela ao reconhecimento estratégico da indústria agroalimentar na 7.ª Conferência para a Competitividade

A iniciativa reuniu representantes do setor agroalimentar, membros do Governo e académicos para debater os principais desafios e oportunidades da indústria alimentar e das bebidas em Portugal.

Hipersuper
Produção

FIPA apela ao reconhecimento estratégico da indústria agroalimentar na 7.ª Conferência para a Competitividade

A iniciativa reuniu representantes do setor agroalimentar, membros do Governo e académicos para debater os principais desafios e oportunidades da indústria alimentar e das bebidas em Portugal.

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Lidl Portugal volta a associar-se ao Banco Alimentar Contra a Fome
Retalho
Brother recebe RBA Platinum em quatro fábricas
Logística
Salão Sitevi 2025 realiza-se em novembro em Montpellier
Alimentar
Topbrands reforça aposta no digital com entrada na Amazon e nova plataforma B2B
Exportação
Portugal Nuts lança projeto de internacionalização dos frutos secos nacionais
Exportação
CropLife Portugal lança projeto “Agricultura é Vida” para sensibilizar comunidade escolar sobre o papel do agricultor
Produção
Loja no Nova Vila Retail Park marca a chegada da Tiendanimal a Portimão
Retalho
Ano arranca com sinais positivos para o setor do grande consumo em Portugal
Distribuição
Supermercado
FIPA apela ao reconhecimento estratégico da indústria agroalimentar na 7.ª Conferência para a Competitividade
Produção
Purina lança o seu primeiro alimento para gatos à base de gelatina transparente com pedaços
Alimentar
PUB

“Alimentar a Economia” foi o mote da 7.ª Conferência para a Competitividade, promovida pela FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares, no passado dia 22 de maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. A iniciativa reuniu representantes do setor agroalimentar, membros do Governo e académicos para debater os principais desafios e oportunidades da indústria alimentar e das bebidas em Portugal.

Jorge Henriques, presidente da FIPA, reforçou o papel estruturante do setor, apelando ao novo Governo para que reconheça a sua importância estratégica, propondo a criação de um Ministério da Agricultura e da Alimentação e de uma Secretaria de Estado da Alimentação. Defendeu ainda políticas de incentivo à inovação, exportação e segurança alimentar, nomeadamente através de um plano nacional de segurança alimentar, programas de apoio à internacionalização e harmonização do IVA para os bens alimentares na taxa reduzida, além da eliminação dos impostos sobre bebidas açucaradas.

PUB

José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, reiterou a centralidade do setor agroindustrial, destacando a relevância da digitalização, da investigação e da segurança energética como pilares para a sustentabilidade do modelo produtivo.

A conferência incluiu diversos painéis de reflexão, entre os quais uma mesa-redonda sobre soberania alimentar e reservas estratégicas, com intervenções de Arlindo Cunha, Eduardo Diniz, José Romão Braz e Patrícia Fonseca. A urgência de criar stocks estratégicos de cereais foi um dos alertas lançados, dada a fragilidade atual da cadeia de abastecimento nacional.

Raquel Vaz Pinto, da Nova FCSH, contextualizou os desafios geopolíticos que a Europa enfrenta, salientando a necessidade de um maior equilíbrio entre os objetivos ambientais e digitais, e uma coordenação mais eficaz entre os interesses dos Estados-membros da União Europeia.

Na segunda parte do evento, António Serrano, CEO da Jerónimo Martins Agroalimentar, sublinhou o valor da aproximação entre o setor agrícola e o meio académico, desafiando as empresas a integrar o conhecimento científico no seu ADN. Este foi também o foco do debate final, que contou com Adolfo Mesquita Nunes, António Casanova, Catarina Pinto Correia e José Pedro Salema, onde a digitalização e a inteligência artificial foram apontadas como alavancas para cadeias de abastecimento mais eficientes e resilientes.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Lidl Portugal volta a associar-se ao Banco Alimentar Contra a Fome
Retalho
Brother recebe RBA Platinum em quatro fábricas
Logística
Salão Sitevi 2025 realiza-se em novembro em Montpellier
Alimentar
Topbrands reforça aposta no digital com entrada na Amazon e nova plataforma B2B
Exportação
Portugal Nuts lança projeto de internacionalização dos frutos secos nacionais
Exportação
CropLife Portugal lança projeto “Agricultura é Vida” para sensibilizar comunidade escolar sobre o papel do agricultor
Produção
Loja no Nova Vila Retail Park marca a chegada da Tiendanimal a Portimão
Retalho
Supermercado
Ano arranca com sinais positivos para o setor do grande consumo em Portugal
Distribuição
FIPA apela ao reconhecimento estratégico da indústria agroalimentar na 7.ª Conferência para a Competitividade
Produção
Purina lança o seu primeiro alimento para gatos à base de gelatina transparente com pedaços
Alimentar
Retalho

Lidl Portugal volta a associar-se ao Banco Alimentar Contra a Fome

Desde o início da parceria entre o Lidl e os Bancos Alimentares, em 2011, já foram entregues 977 toneladas de alimentos, o equivalente a cerca de dois milhões de refeições.

Hipersuper

O Lidl Portugal volta a associar-se ao Banco Alimentar Contra a Fome para mais uma campanha nacional de angariação de bens alimentares essenciais, que decorre entre 29 de maio e 8 de junho.

Durante o próximo fim de semana, 31 de maio e 1 de junho, os clientes poderão entregar diretamente produtos não perecíveis a voluntários do Banco Alimentar presentes em todas as lojas Lidl do país. Paralelamente, estará disponível a aquisição de vales de bens alimentares, que incluem produtos como atum, arroz, esparguete, leite, óleo e salsichas, os quais serão convertidos em cabazes básicos destinados a famílias sinalizadas pela instituição.

Desde o início da parceria entre o Lidl e os Bancos Alimentares, em 2011, já foram entregues 977 toneladas de alimentos, o equivalente a cerca de dois milhões de refeições. Esta colaboração, integrada na estratégia de Sustentabilidade e Apoio à Comunidade da insígnia alemã, mantém-se como uma das principais iniciativas de responsabilidade social do retalhista.

“No Lidl, acreditamos que a solidariedade se constrói com gestos simples, mas de grande impacto. Para além de doações diretas do Lidl, temos contado com o apoio inestimável dos nossos clientes, que continuam a responder de forma generosa a cada apelo que fazemos. Esta iniciativa é mais uma oportunidade para nos unirmos e fazermos novamente a diferença junto da comunidade”, afirma Vanessa Romeu, diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal.

Os 21 Bancos Alimentares ativos em Portugal asseguram, ao longo do ano, a distribuição de alimentos a cerca de 2.400 instituições de solidariedade social, que acompanham de forma próxima os beneficiários. A última campanha permitiu apoiar cerca de 380 mil pessoas com comprovadas carências alimentares.

Para Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares e promotora da Rede de Emergência Alimentar, “O Lidl é um parceiro muito importante para os Bancos Alimentares na luta contra a pobreza e as carências alimentares e ainda no combate ao desperdício alimentar. Nas duas campanhas de recolha de alimentos, esta parceria fica reforçada com o envolvimento dos colaboradores e a mobilização de todos os clientes numa causa que afeta ainda muitas famílias em Portugal, numa contribuição efetiva para a minorar. Estamos muito gratos pelo comprometimento do Lidl num exemplo de responsabilidade efetiva”.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Brother recebe RBA Platinum em quatro fábricas

A Brother obteve a mais alta certificação da RBA, que garante a responsabilidade social na indústria das TIC, em quatro fábricas.

Hipersuper

A Brother, especialista em soluções de impressão, identificação e digitalização, anuncia que quatro das suas fábricas de impressoras obtiveram a certificação RBA Platinum:Brother Industries (Vietname), Brother Industries (Hoshizaki, Japão) até 2024, Brother Technology (Shenzhen, China) e Brother Industries (Filipinas) até 2023.

Esta é a classificação mais elevada na auditoria do Programa de Avaliação Validada, que avalia a conformidade com o Código de Conduta da Responsible Business Alliance (RBA).

“Estas certificações são um reflexo do compromisso da Brother com os nossos colegas, clientes e parceiros em todo o mundo”, afirmou Carlos Hernández, CEO da Brother Iberia. “Como empresa, sempre nos esforçámos por alinhar tudo o que fazemos com o nosso lema ‘At your side’. Isto significa que nos dedicamos a fabricar produtos de alta qualidade de uma forma responsável, sustentável e ética, e alcançar o estatuto de platina em quatro das nossas principais fábricas é uma confirmação do esforço que estamos a fazer para o conseguir”, acrescentou.

A Brother está presente em Portugal desde 2002 e faz parte do grupo Brother Industries LTD. Fundada em 1908, é uma das grandes empresas japonesas que desenvolve a sua atividade tecnológica no mercado mundial. Os seus produtos estão presentes em mais de 100 países. Conta com mais de 41.653 empregados.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Salão Sitevi 2025 realiza-se em novembro em Montpellier

O Sitevi, salão internacional das fileiras vitícola, vinícola, olivícola e arborícola, realiza-se de 25 a 27 de novembro, no Parque de Exposições de Montpellier. Segundo a organização, 75% do espaço de exposição já está reservado.

Hipersuper
tagsSitevi

O Sitevi, evento para os profissionais dos setores da viticultura, do vinho, da arboricultura e da olivicultura espera receber um total de mil empresas expositoras e 55  mil visitantes profissionais.

A sete meses da abertura desta feira, 75% do espaço de exposição já está reservado, afirma a organização. O Salão terá lugar de 25 a 27 de novembro, no Parque de Exposições de Montpellier, sul de França.

“Esta dinâmica comercial reflete-se na participação de numerosos novos expositores de todos os setores, bem como na participação, até à data, de 122 expositores do estrangeiro, confirmando o alcance internacional do salão”, revela ainda a organização. Acrescenta que Portugal encontr-se no Top 5 dos países com maior número de visitantes profissionais.

O Sitevi 2025 oferece aos profissionais da viticultura, da olivicultura e da fruticultura uma plataforma para identificar novos mercados, explorar oportunidades de diversificação e descobrir inovações, nomeadamente através de novas soluções digitais. Empresas como Pellenc, Actisol, Verralia e Omnia têm já presença confirmada.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Exportação

Topbrands reforça aposta no digital com entrada na Amazon e nova plataforma B2B

Após estrear no marketplace da Worten, a portuguesa Topbrands avança agora para a Amazon Espanha. A empresa estima que as vendas online passem a representar até 7% do total ainda em 2025.

Hipersuper

A Topbrands acaba de reforçar a sua estratégia de crescimento no canal digital com dois novos avanços significativos: a entrada no marketplace da Amazon Espanha e o lançamento iminente de uma plataforma B2B para empresas parceiras.

Depois de ter estreado no marketplace da Worten em março deste ano, a empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de marcas e produtos sazonais, passa agora a integrar o maior marketplace global. A empresa estima que esta expansão possa traduzir-se num aumento das vendas online entre 5% e 7% já no primeiro ano de operação na Amazon, apostando num portefólio que privilegia categorias como brinquedos, eletrodomésticos e artigos sazonais.

“É fundamental estarmos onde os nossos clientes estão. O canal online permite-nos recolher feedback direto, testar novas dinâmicas e otimizar a nossa proposta de valor”, afirma João Saramago Tavares, CEO da Topbrands.

A médio prazo, a empresa pretende que o canal digital represente mais de 15% do volume de vendas, consolidando-o como um pilar estratégico do negócio.

“O nosso objetivo é o de consolidar a presença em Espanha e, numa segunda fase, expandir gradualmente para outros mercados europeus, aproveitando a capilaridade e o alcance da plataforma Amazon, que é uma verdadeira janela para o mundo”, reforça João Saramago Tavares.

Em paralelo, a empresa prepara o lançamento de uma nova plataforma digital B2B, prevista para junho, que visa reforçar a ligação com empresas clientes e parceiras. A ferramenta permitirá encomendas em tempo real, gestão de stocks, pedidos de cotação, entre outras funcionalidades, facilitando significativamente a operação e promovendo maior proximidade no ecossistema empresarial da marca.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Exportação

Portugal Nuts lança projeto de internacionalização dos frutos secos nacionais

O NutsbyPortugal vai dinamizar um conjunto de iniciativas em Portugal e em vários países. O objetivo é reforçar a competitividade e base exportadora das PME’s, que integram a fileira do amendoal e nogueiral.

Hipersuper

O NutsbyPortugal foi lançado pela Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts e surge no âmbito da aprovação da candidatura do aviso MPr-2023-5, Internacionalização da PME – Projetos conjuntos. O projeto tem a duração de 24 meses e inclui mercados como Espanha, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, França, Dinamarca, Noruega Suécia, Grécia, EUA e Austrália.

O anúncio foi feito no âmbito do IV Congresso da Portugal Nuts, que decorreu em Beja, no passado dia 21 de maio. Reuniu produtores, técnicos, investigadores, decisores políticos, parceiros e patrocinadores e debateu temas estruturantes da fileira, como água, proteção de culturas, mercados, preços e tendências futuras.

O NutsbyPortugal visa dinamizar e reforçar a competitividade e base exportadora das PME’s, que integram a fileira do amendoal e nogueiral, através de um conjunto de iniciativas a decorrer em Portugal, e em vários países, informa a Portugal Nuts.

Nestes mercados escolhidos, as empresas, associadas da Portugal Nuts, irão participar e visitar certames da fileira do agroalimentar, promover ações de degustação e realizar reuniões B2B com potenciais clientes e compradores. “Os futuros contatos empresariais também podem visitar as empresas produtoras, e processadoras, de frutos secos, através das ações inversas e de missões virtuais. Adicionalmente à comercialização dos produtos, o projeto prevê também a comercialização de subprodutos dos pomares, promovendo deste modo a agricultura, e economia, circulares”, revela a Portugal Nuts.

A primeira iniciativa, a realizar no âmbito do projeto, decorrerá ainda no Verão de 2025, dando a conhecer de forma detalhada, e em formato virtual, o calendário das iniciativas e procurando recolher as manifestações de interesse, não só de empresas associadas, como de outras empresas da fileira.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Produção

CropLife Portugal lança projeto “Agricultura é Vida” para sensibilizar comunidade escolar sobre o papel do agricultor

A CropLife Portugal lançou o projeto piloto “Agricultura é Vida”, uma iniciativa educativa que visa sensibilizar professores, alunos e a comunidade escolar para a importância vital do papel do agricultor na sociedade.

Hipersuper

O projeto teve início na Escola Básica Sophia de Mello Breyner, em Oeiras, no âmbito do programa Educa +, promovido pelo município local.

No dia 22 de maio, Dia Mundial da Biodiversidade, duas turmas do 6.º ano participaram numa sessão interativa que abordou as diversas dimensões da agricultura — social, económica e ambiental. Através de vídeos educativos, como “A PAC explica” e “Um enigma entre as laranjas”, os alunos exploraram temas como a produção de alimentos seguros e saudáveis, a proteção da biodiversidade, a prevenção de incêndios e a coesão territorial.

A sessão contou com o testemunho de Domingos dos Santos, agricultor da região de Mafra, que partilhou a sua experiência na produção de pera rocha e limão, proporcionando uma visão realista da vida no campo.

Como forma de materializar o compromisso com a sustentabilidade, foi oferecido à escola um abrigo de polinizadores, simbolizando a importância da biodiversidade na agricultura. João Cardoso, diretor executivo da CropLife Portugal, destacou que a iniciativa pretende demonstrar a interdependência entre agricultura e biodiversidade, incentivando a instalação de abrigos de polinizadores nas hortas escolares como exemplo de práticas sustentáveis.

O projeto “Agricultura é Vida” está aberto à participação de outras escolas interessadas, com o objetivo de expandir a sensibilização sobre a agricultura e a produção de alimentos a nível nacional.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Loja no Nova Vila Retail Park marca a chegada da Tiendanimal a Portimão

Com 802 metros quadrados, o espaço inclui o serviço ‘Click & Collect’, para compras online com levantamento em loja.

Hipersuper

A abertura oficial da Tiendanimal no Vila Nova Retail Park (Chão das Donas, loja F), em Portimão, acontece esta quarta-feira, 28 de maio.

Inserida no plano de expansão da empresa em Portugal, a nova loja ocupa  802 metros quadrados com um portefólio de produtos e serviços para o bem-estar dos animais que inclui alimentação, higiene, saúde, brinquedos e acessórios.

Disponibiliza ainda o serviço Click & Collect, permitindo que os clientes efetuem encomendas online e as recolham diretamente na loja.

“Este novo espaço em Portimão representa para nós mais do que uma expansão física: é uma reafirmação do nosso compromisso em acompanhar e apoiar as famílias e os seus animais em cada fase da sua vida”, sublinha Pedro Cardoso, diretor de Operações da Tiendanimal Portugal.

Para marcar a abertura, a Tiendanimal preparou condições especiais durante os primeiros dias. De 28 de maio a 1 de junho, todos os artigos (exceto antiparasitários) beneficiarão de 20% de desconto direto. Entre 2 e 15 de junho, os clientes poderão receber um cupão de 6 euros em compras superiores a 39 euros, válido para utilização entre 16 de junho e 17 de agosto, informa ainda a empresa.

Tiendanimal, especialista em produtos para animais de estimação, conta com mais de 113 lojas físicas, 22 clínicas e 76 salões de tosa na Península Ibérica.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Supermercado
Distribuição

Ano arranca com sinais positivos para o setor do grande consumo em Portugal

O setor do grande consumo em Portugal iniciou 2025 com uma evolução positiva, marcada por maior confiança dos consumidores, novas dinâmicas de compra e um comportamento mais equilibrado face às marcas de distribuição.

Hipersuper

Os dados do Painel de Lares da Kantar, analisados com a Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, revelam uma conjuntura de estabilização e adaptação, sustentada pela desaceleração da inflação.

Um dos indicadores mais relevantes prende-se com a redução das dificuldades financeiras sentidas pelos consumidores. A percentagem de portugueses com dificuldades na gestão do orçamento familiar desceu para 28%, menos 6,4 pontos percentuais face a 2024. Esta melhoria está a impulsionar o crescimento do consumo, tanto dentro como fora de casa, com destaque para um aumento de 4,8% no consumo fora do lar no primeiro trimestre do ano.

A coexistência e complementaridade entre os formatos de retalho está também em destaque. Cerca de 84% dos portugueses fazem compras tanto em lojas de Sortido Amplo como em Sortido Curto, demonstrando uma abordagem flexível e estratégica ao ato de compra. Enquanto as lojas de Sortido Amplo reforçam a sua proposta de valor assente na diversidade de marcas de fabricante (MDF), o crescimento das lojas de Sortido Curto continua, embora assente sobretudo na intensificação da compra por cliente, e não na perda de quota do formato concorrente.

“O que estamos a observar é uma evolução natural e saudável do mercado retalhista, onde diferentes formatos encontram o seu espaço e se complementam. Esta dinâmica cria um cenário win-to-win em que para um ganhar não é necessário que o outro perca, beneficiando não só os operadores, mas, fundamentalmente, o consumidor, que ganha em diversidade e opções de escolha”, refere Marta Santos, clients and analytics director da Kantar.

Apesar de as Marcas de Distribuição (MDD) continuarem a ganhar quota, o ritmo de crescimento abrandou. A sua expansão, mais notória no Sortido Amplo, resulta sobretudo da procura por preços mais acessíveis. Contudo, o estudo alerta para os riscos de um crescimento excessivo das MDD, que poderá comprometer o valor das categorias, sobretudo quando não é acompanhado por inovação ou diferenciação.

“Este início de ano positivo é um sinal encorajador para todo o setor. Para que este dinamismo se consolide, é fundamental que retalhistas e fabricantes trabalhem em sintonia, valorizando a oferta diferenciada e a inovação que as Marcas de Fabricante trazem, para que possam responder a um consumidor que procura ativamente qualidade e novas propostas”, conclui Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca.

Os dados de compra são baseados no Painel de Lares da Kantar, com uma amostra de 4.000 lares participantes, representativos de Portugal Continental, dispersos em mais de 1.000 Pontos de Sondagem, que declararam as suas compras no período em análise, com dados até ao dia 23 de março de 2025. Os resultados apresentados têm um nível de confiança de 95 %, com erro amostral associado de 1,96 %.

 

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Purina lança o seu primeiro alimento para gatos à base de gelatina transparente com pedaços

A Purina acaba de lançar o seu primeiro alimento húmido para gatos à base de gelatina transparente: Gourmet Revelations Finos Pedaços em Gelatina.

Hipersuper
tagsPurina

Esta nova gama destaca-se pela textura inovadora, uma gelatina delicada com tenros pedaços de carne ou peixe, e pela sua apresentação premium em embalagem piramidal de 57 gramas, fácil de servir sem talheres e sem derrames.

Disponível em duas variedades, frango e salmão, e em embalagens de dois, quatro e 48 porções, este novo produto foi criado a pensar nos tutores que valorizam refeições visivelmente apetitosas e que pretendem reforçar o vínculo com os seus gatos através da alimentação. A textura e formato foram desenvolvidos com base em estudos comportamentais conduzidos por cientistas da marca, que indicaram que a forma piramidal da gelatina estimula comportamentos naturais como lamber, morder e mastigar.

“Acreditamos que esta nova aposta de Purina é a solução ideal para que os tutores reforcem, ainda mais, os laços com seus gatos, e, simultaneamente, tenham disponível uma opção que combina praticidade e sofisticação, com um produto visualmente irresistível e delicioso que cria momentos de pura felicidade e sabor aos felinos. Assistir aos seus gatos a saborearem cada refeição com prazer é uma parte essencial dessa conexão. Com isso em mente, dedicamos um extenso trabalho de pesquisa para criar um produto que transforma a hora da alimentação num momento único e especial para os gatos, adicionando um toque de luxo ao seu dia a dia”, afirma João Partidário, business executive officer da Purina em Portugal.

Gourmet Revelations Finos Pedaços em Gelatina integra uma campanha multimeios em Portugal, com presença em televisão e canais digitais até 8 de junho. O lançamento estende-se ainda a vários mercados europeus, incluindo Itália, França, Reino Unido, Alemanha, Espanha e outros.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

UBBO organiza festival para celebrar o Dia da Criança

O próximo fim de semana é dedicado aos mais pequenos, com um festival nos dias 31 de maio e 1 de Junho, em celebração do Dia da Criança.

Hipersuper

O Festival MiUBBOS vai dinamizar uma série de atividades na zona dos contentores da Praça Central do UBBO, a 31 de maio e 1 de junho, para assinalar o Dia da Criança.

Para além de espetáculos de magia, música, teatro, marionetas, comédia, dança e circo, haverá workshops dinâmicos onde as crianças aprendem as novas artes. Animação ambulante, cantinho das histórias, baby corner, contentores com ateliers e animação são propostas do maior centro comercial do país.

O festival MiUBBO tem como mascote o Zubbo, que “vai acompanhar todas as atividades e daqui para frente será sem dúvida presença habitual pelos espaços do único shopping resort do país”, refere uma nota do centro comercial. As atividades são gratuitas e a agenda pode ser consultada aqui.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.