Supermercado
Distribuição

Ano arranca com sinais positivos para o setor do grande consumo em Portugal

O setor do grande consumo em Portugal iniciou 2025 com uma evolução positiva, marcada por maior confiança dos consumidores, novas dinâmicas de compra e um comportamento mais equilibrado face às marcas de distribuição.

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O setor do grande consumo em Portugal iniciou 2025 com uma evolução positiva, marcada por maior confiança dos consumidores, novas dinâmicas de compra e um comportamento mais equilibrado face às marcas de distribuição.

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Os dados do Painel de Lares da Kantar, analisados com a Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, revelam uma conjuntura de estabilização e adaptação, sustentada pela desaceleração da inflação.

Um dos indicadores mais relevantes prende-se com a redução das dificuldades financeiras sentidas pelos consumidores. A percentagem de portugueses com dificuldades na gestão do orçamento familiar desceu para 28%, menos 6,4 pontos percentuais face a 2024. Esta melhoria está a impulsionar o crescimento do consumo, tanto dentro como fora de casa, com destaque para um aumento de 4,8% no consumo fora do lar no primeiro trimestre do ano.

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A coexistência e complementaridade entre os formatos de retalho está também em destaque. Cerca de 84% dos portugueses fazem compras tanto em lojas de Sortido Amplo como em Sortido Curto, demonstrando uma abordagem flexível e estratégica ao ato de compra. Enquanto as lojas de Sortido Amplo reforçam a sua proposta de valor assente na diversidade de marcas de fabricante (MDF), o crescimento das lojas de Sortido Curto continua, embora assente sobretudo na intensificação da compra por cliente, e não na perda de quota do formato concorrente.

“O que estamos a observar é uma evolução natural e saudável do mercado retalhista, onde diferentes formatos encontram o seu espaço e se complementam. Esta dinâmica cria um cenário win-to-win em que para um ganhar não é necessário que o outro perca, beneficiando não só os operadores, mas, fundamentalmente, o consumidor, que ganha em diversidade e opções de escolha”, refere Marta Santos, clients and analytics director da Kantar.

Apesar de as Marcas de Distribuição (MDD) continuarem a ganhar quota, o ritmo de crescimento abrandou. A sua expansão, mais notória no Sortido Amplo, resulta sobretudo da procura por preços mais acessíveis. Contudo, o estudo alerta para os riscos de um crescimento excessivo das MDD, que poderá comprometer o valor das categorias, sobretudo quando não é acompanhado por inovação ou diferenciação.

“Este início de ano positivo é um sinal encorajador para todo o setor. Para que este dinamismo se consolide, é fundamental que retalhistas e fabricantes trabalhem em sintonia, valorizando a oferta diferenciada e a inovação que as Marcas de Fabricante trazem, para que possam responder a um consumidor que procura ativamente qualidade e novas propostas”, conclui Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca.

Os dados de compra são baseados no Painel de Lares da Kantar, com uma amostra de 4.000 lares participantes, representativos de Portugal Continental, dispersos em mais de 1.000 Pontos de Sondagem, que declararam as suas compras no período em análise, com dados até ao dia 23 de março de 2025. Os resultados apresentados têm um nível de confiança de 95 %, com erro amostral associado de 1,96 %.

 

 

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ESG

Sociedade Ponto Verde investe 500 mil euros em nova edição do Re_Source para transformar gestão de resíduos de embalagens

Com um fundo de 500 mil euros disponível para cofinanciamento de projetos-piloto, a iniciativa visa fomentar soluções disruptivas e escaláveis para os desafios da gestão de resíduos de embalagens em Portugal.

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A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a consultora de inovação colaborativa Beta-i lançam a quarta edição do programa Re_Source, que este ano assume um novo impulso estratégico sob o mote “Re_Source 4.0”.

A open call para captação de parceiros decorre entre 28 de maio e 20 de junho, procurando mobilizar entidades ao longo de toda a cadeia de valor, desde a produção e distribuição, até à recolha, triagem e reciclagem de embalagens.

Nesta nova edição, o Re_Source alinha-se com uma abordagem por missões, inspirada no modelo promovido pelo Institute for Innovation and Public Purpose (IIPP), estabelecendo três metas estratégicas: reciclar 75% do vidro em Portugal até 2030 (com enfoque no canal HORECA), digitalizar os fluxos de informação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) até 2034, e reduzir em 5% a produção de resíduos urbanos de embalagens per capita até 2030, face a 2018.

Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, afirma que “este é um momento crucial para o setor, que tem inevitavelmente de continuar a modernizar-se e a evoluir. Isto implica que temos de continuar o trabalho colaborativo e a trazer inovação para responder adequadamente aos desafios que existem nesta cadeia de valor, nas suas diferentes fases. Acreditamos, por isso, que este novo modelo aplicado ao Re_Source trará novas dinâmicas para os parceiros se articularem e convergirem em soluções exequíveis, que possam ganhar escala, e, desta forma, ajudarmos as empresas e o país a cumprir as suas metas”.

Para Ana Costa, Sustainability & Blue Economy Director na Beta-i, “o objetivo é construir uma abordagem de longo prazo. Após as primeiras edições do programa, focadas na inovação incremental e no fortalecimento da maturidade da cadeia de valor dos resíduos de embalagens, os resultados alcançados mostram que estamos prontos para dar o próximo passo e chegar a outro patamar. Hoje, temos confiança no ecossistema para trabalhar em inovação verdadeiramente disruptiva, com objetivos estruturantes para os próximos cinco a dez anos, abrindo caminho para pilotos colaborativos entre múltiplos atores da cadeia, com um potencial de impacto muito mais profundo e sistémico.”.

Após o período de candidatura, segue-se uma fase de matchmaking, desenvolvimento dos projetos e experimentação, estando a implementação das soluções-piloto prevista entre novembro de 2025 e fevereiro de 2026.

O Re_Source afirma-se assim como uma plataforma estratégica para acelerar a transição para uma economia mais circular, reunindo atores-chave e promovendo inovação orientada para resultados concretos no terreno.

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Bebidas

Martini renova imagem e lança cocktail para o verão

As novidades já se encontram disponíveis no mercado nacional, marcando uma nova fase da estratégia da Bacardi em Portugal.

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A icónica marca italiana de vermute Martini entra numa nova era com o lançamento de uma garrafa de design contemporâneo e a introdução do Martini Bianco Spritz, um cocktail leve e refrescante pensado para os dias quentes de verão.

Inspirado nas arcadas de Turim, cidade onde a marca nasceu, o novo design da garrafa pretende aliar sofisticação à funcionalidade, destacando-se no linear e reduzindo o impacto ambiental. A garrafa de 1L é agora 30 gramas mais leve, o que se traduz numa redução das emissões de gases com efeito de estufa, ao mesmo tempo que o formato mais estreito permite um transporte mais eficiente, com mais 48 garrafas por palete.

Estas mudanças abrangem toda a gama Martini – Bianco, Rosso, Fiero e Extra Dry – incluindo também as versões sem álcool, Vibrante e Floreale, numa resposta clara à crescente procura por bebidas com perfil mais leve e adaptadas a diferentes estilos de vida.

Para acompanhar esta renovação estética, a marca aposta no Martini Bianco Spritz, um cocktail que conjuga o sabor clássico do Bianco com uma proposta de consumo adaptada às novas tendências do mercado, onde o aperitivo ganha protagonismo como momento social. Leve, elegante e com notas delicadas de baunilha, o novo spritz reflete a modernidade e versatilidade que a Martini pretende transmitir.

“Com o aumento dos momentos de consumo durante o dia, o aperitivo evoluiu para uma experiência mais moderna e sofisticada”, afirma Emma Fox, VP, Martini & St-Germain. “A nossa gama de vermutes Martini, com os seus sabores marcantes, entre o amargo e o doce, e bebidas com um perfil mais leve, é perfeita para alavancar esta tendência global. Como o nosso novo Martini, estamos a convidar uma nova geração de consumidores a descobrir um verdadeiro ícone italiano.”

“O momento do aperitivo moderno está a crescer rapidamente”, refere Mahesh Madhavan, CEO da Bacardi Limited, acrescentando que “só a tequila tem registado um crescimento mais rápido.” O segmento de aperitivos está avaliado em quase 11 mil milhões de dólares*  e espera-se que continue a crescer a uma taxa anual de 6% (IWSR CAGR 2024-2028). “Com o nosso investimento em Martini, estamos a celebrar o melhor dos mais de 160 anos de herança da marca e a sua influência inegável na cultura de bar atual. A Martini foi feita para o aperitivo moderno.”

Sob o mote “Atreve-te a Ser”, a nova plataforma de comunicação da marca convida os consumidores a explorar o lado mais divertido e irreverente do estilo de vida italiano, sem perder de vista a tradição e a autenticidade que caracterizam o legado de mais de 160 anos da Martini.

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Bebidas

Novas colheitas Assobio branco 2024, Assobio rosé 2024 e Assobio tinto 2023 no mercado

O lançamento das novas colheitas Assobio branco 2024, Assobio rosé 2024 e Assobio tinto 2023 marca o arranque de uma campanha que associa a frescura e a elegância desta gama a uma perspetiva diferente do Douro.

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A gama Assobio, da Quinta dos Murças (Esporão), regressa ao mercado com as novas colheitas Assobio branco 2024, Assobio rosé 2024 e Assobio tinto 2023, numa campanha que sublinha a frescura e a elegância como assinatura distintiva de uma nova leitura da região duriense.

Sob o mote “Uma perspetiva diferente do Douro”, a nova campanha posiciona-se como uma celebração da diversidade e da leveza possível nesta região tradicionalmente associada a vinhos encorpados. O rio Douro surge agora como protagonista da imagem renovada da gama, reforçando a ligação entre o terroir e a expressão fresca e vibrante destes vinhos.

Produzidos a mais de 300 metros de altitude e com exposição a norte, os vinhos Assobio refletem as características únicas das vinhas em cotas elevadas, resultando em uvas com menor grau de maturação e vinhos com maior acidez, leveza e aptidão gastronómica.

Este perfil diferencia-se dentro da oferta duriense, apresentando-se como uma proposta contemporânea, pensada para consumidores que valorizam a autenticidade, mas procuram também novas experiências sensoriais num território de forte identidade vínica.

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Retalho

Lidl Portugal volta a associar-se ao Banco Alimentar Contra a Fome

Desde o início da parceria entre o Lidl e os Bancos Alimentares, em 2011, já foram entregues 977 toneladas de alimentos, o equivalente a cerca de dois milhões de refeições.

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O Lidl Portugal volta a associar-se ao Banco Alimentar Contra a Fome para mais uma campanha nacional de angariação de bens alimentares essenciais, que decorre entre 29 de maio e 8 de junho.

Durante o próximo fim de semana, 31 de maio e 1 de junho, os clientes poderão entregar diretamente produtos não perecíveis a voluntários do Banco Alimentar presentes em todas as lojas Lidl do país. Paralelamente, estará disponível a aquisição de vales de bens alimentares, que incluem produtos como atum, arroz, esparguete, leite, óleo e salsichas, os quais serão convertidos em cabazes básicos destinados a famílias sinalizadas pela instituição.

Desde o início da parceria entre o Lidl e os Bancos Alimentares, em 2011, já foram entregues 977 toneladas de alimentos, o equivalente a cerca de dois milhões de refeições. Esta colaboração, integrada na estratégia de Sustentabilidade e Apoio à Comunidade da insígnia alemã, mantém-se como uma das principais iniciativas de responsabilidade social do retalhista.

“No Lidl, acreditamos que a solidariedade se constrói com gestos simples, mas de grande impacto. Para além de doações diretas do Lidl, temos contado com o apoio inestimável dos nossos clientes, que continuam a responder de forma generosa a cada apelo que fazemos. Esta iniciativa é mais uma oportunidade para nos unirmos e fazermos novamente a diferença junto da comunidade”, afirma Vanessa Romeu, diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal.

Os 21 Bancos Alimentares ativos em Portugal asseguram, ao longo do ano, a distribuição de alimentos a cerca de 2.400 instituições de solidariedade social, que acompanham de forma próxima os beneficiários. A última campanha permitiu apoiar cerca de 380 mil pessoas com comprovadas carências alimentares.

Para Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares e promotora da Rede de Emergência Alimentar, “O Lidl é um parceiro muito importante para os Bancos Alimentares na luta contra a pobreza e as carências alimentares e ainda no combate ao desperdício alimentar. Nas duas campanhas de recolha de alimentos, esta parceria fica reforçada com o envolvimento dos colaboradores e a mobilização de todos os clientes numa causa que afeta ainda muitas famílias em Portugal, numa contribuição efetiva para a minorar. Estamos muito gratos pelo comprometimento do Lidl num exemplo de responsabilidade efetiva”.

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Logística

Brother recebe RBA Platinum em quatro fábricas

A Brother obteve a mais alta certificação da RBA, que garante a responsabilidade social na indústria das TIC, em quatro fábricas.

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A Brother, especialista em soluções de impressão, identificação e digitalização, anuncia que quatro das suas fábricas de impressoras obtiveram a certificação RBA Platinum:Brother Industries (Vietname), Brother Industries (Hoshizaki, Japão) até 2024, Brother Technology (Shenzhen, China) e Brother Industries (Filipinas) até 2023.

Esta é a classificação mais elevada na auditoria do Programa de Avaliação Validada, que avalia a conformidade com o Código de Conduta da Responsible Business Alliance (RBA).

“Estas certificações são um reflexo do compromisso da Brother com os nossos colegas, clientes e parceiros em todo o mundo”, afirmou Carlos Hernández, CEO da Brother Iberia. “Como empresa, sempre nos esforçámos por alinhar tudo o que fazemos com o nosso lema ‘At your side’. Isto significa que nos dedicamos a fabricar produtos de alta qualidade de uma forma responsável, sustentável e ética, e alcançar o estatuto de platina em quatro das nossas principais fábricas é uma confirmação do esforço que estamos a fazer para o conseguir”, acrescentou.

A Brother está presente em Portugal desde 2002 e faz parte do grupo Brother Industries LTD. Fundada em 1908, é uma das grandes empresas japonesas que desenvolve a sua atividade tecnológica no mercado mundial. Os seus produtos estão presentes em mais de 100 países. Conta com mais de 41.653 empregados.

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Alimentar

Salão Sitevi 2025 realiza-se em novembro em Montpellier

O Sitevi, salão internacional das fileiras vitícola, vinícola, olivícola e arborícola, realiza-se de 25 a 27 de novembro, no Parque de Exposições de Montpellier. Segundo a organização, 75% do espaço de exposição já está reservado.

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tagsSitevi

O Sitevi, evento para os profissionais dos setores da viticultura, do vinho, da arboricultura e da olivicultura espera receber um total de mil empresas expositoras e 55  mil visitantes profissionais.

A sete meses da abertura desta feira, 75% do espaço de exposição já está reservado, afirma a organização. O Salão terá lugar de 25 a 27 de novembro, no Parque de Exposições de Montpellier, sul de França.

“Esta dinâmica comercial reflete-se na participação de numerosos novos expositores de todos os setores, bem como na participação, até à data, de 122 expositores do estrangeiro, confirmando o alcance internacional do salão”, revela ainda a organização. Acrescenta que Portugal encontr-se no Top 5 dos países com maior número de visitantes profissionais.

O Sitevi 2025 oferece aos profissionais da viticultura, da olivicultura e da fruticultura uma plataforma para identificar novos mercados, explorar oportunidades de diversificação e descobrir inovações, nomeadamente através de novas soluções digitais. Empresas como Pellenc, Actisol, Verralia e Omnia têm já presença confirmada.

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Exportação

Topbrands reforça aposta no digital com entrada na Amazon e nova plataforma B2B

Após estrear no marketplace da Worten, a portuguesa Topbrands avança agora para a Amazon Espanha. A empresa estima que as vendas online passem a representar até 7% do total ainda em 2025.

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A Topbrands acaba de reforçar a sua estratégia de crescimento no canal digital com dois novos avanços significativos: a entrada no marketplace da Amazon Espanha e o lançamento iminente de uma plataforma B2B para empresas parceiras.

Depois de ter estreado no marketplace da Worten em março deste ano, a empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de marcas e produtos sazonais, passa agora a integrar o maior marketplace global. A empresa estima que esta expansão possa traduzir-se num aumento das vendas online entre 5% e 7% já no primeiro ano de operação na Amazon, apostando num portefólio que privilegia categorias como brinquedos, eletrodomésticos e artigos sazonais.

“É fundamental estarmos onde os nossos clientes estão. O canal online permite-nos recolher feedback direto, testar novas dinâmicas e otimizar a nossa proposta de valor”, afirma João Saramago Tavares, CEO da Topbrands.

A médio prazo, a empresa pretende que o canal digital represente mais de 15% do volume de vendas, consolidando-o como um pilar estratégico do negócio.

“O nosso objetivo é o de consolidar a presença em Espanha e, numa segunda fase, expandir gradualmente para outros mercados europeus, aproveitando a capilaridade e o alcance da plataforma Amazon, que é uma verdadeira janela para o mundo”, reforça João Saramago Tavares.

Em paralelo, a empresa prepara o lançamento de uma nova plataforma digital B2B, prevista para junho, que visa reforçar a ligação com empresas clientes e parceiras. A ferramenta permitirá encomendas em tempo real, gestão de stocks, pedidos de cotação, entre outras funcionalidades, facilitando significativamente a operação e promovendo maior proximidade no ecossistema empresarial da marca.

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Exportação

Portugal Nuts lança projeto de internacionalização dos frutos secos nacionais

O NutsbyPortugal vai dinamizar um conjunto de iniciativas em Portugal e em vários países. O objetivo é reforçar a competitividade e base exportadora das PME’s, que integram a fileira do amendoal e nogueiral.

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O NutsbyPortugal foi lançado pela Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts e surge no âmbito da aprovação da candidatura do aviso MPr-2023-5, Internacionalização da PME – Projetos conjuntos. O projeto tem a duração de 24 meses e inclui mercados como Espanha, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, França, Dinamarca, Noruega Suécia, Grécia, EUA e Austrália.

O anúncio foi feito no âmbito do IV Congresso da Portugal Nuts, que decorreu em Beja, no passado dia 21 de maio. Reuniu produtores, técnicos, investigadores, decisores políticos, parceiros e patrocinadores e debateu temas estruturantes da fileira, como água, proteção de culturas, mercados, preços e tendências futuras.

O NutsbyPortugal visa dinamizar e reforçar a competitividade e base exportadora das PME’s, que integram a fileira do amendoal e nogueiral, através de um conjunto de iniciativas a decorrer em Portugal, e em vários países, informa a Portugal Nuts.

Nestes mercados escolhidos, as empresas, associadas da Portugal Nuts, irão participar e visitar certames da fileira do agroalimentar, promover ações de degustação e realizar reuniões B2B com potenciais clientes e compradores. “Os futuros contatos empresariais também podem visitar as empresas produtoras, e processadoras, de frutos secos, através das ações inversas e de missões virtuais. Adicionalmente à comercialização dos produtos, o projeto prevê também a comercialização de subprodutos dos pomares, promovendo deste modo a agricultura, e economia, circulares”, revela a Portugal Nuts.

A primeira iniciativa, a realizar no âmbito do projeto, decorrerá ainda no Verão de 2025, dando a conhecer de forma detalhada, e em formato virtual, o calendário das iniciativas e procurando recolher as manifestações de interesse, não só de empresas associadas, como de outras empresas da fileira.

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Produção

CropLife Portugal lança projeto “Agricultura é Vida” para sensibilizar comunidade escolar sobre o papel do agricultor

A CropLife Portugal lançou o projeto piloto “Agricultura é Vida”, uma iniciativa educativa que visa sensibilizar professores, alunos e a comunidade escolar para a importância vital do papel do agricultor na sociedade.

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O projeto teve início na Escola Básica Sophia de Mello Breyner, em Oeiras, no âmbito do programa Educa +, promovido pelo município local.

No dia 22 de maio, Dia Mundial da Biodiversidade, duas turmas do 6.º ano participaram numa sessão interativa que abordou as diversas dimensões da agricultura — social, económica e ambiental. Através de vídeos educativos, como “A PAC explica” e “Um enigma entre as laranjas”, os alunos exploraram temas como a produção de alimentos seguros e saudáveis, a proteção da biodiversidade, a prevenção de incêndios e a coesão territorial.

A sessão contou com o testemunho de Domingos dos Santos, agricultor da região de Mafra, que partilhou a sua experiência na produção de pera rocha e limão, proporcionando uma visão realista da vida no campo.

Como forma de materializar o compromisso com a sustentabilidade, foi oferecido à escola um abrigo de polinizadores, simbolizando a importância da biodiversidade na agricultura. João Cardoso, diretor executivo da CropLife Portugal, destacou que a iniciativa pretende demonstrar a interdependência entre agricultura e biodiversidade, incentivando a instalação de abrigos de polinizadores nas hortas escolares como exemplo de práticas sustentáveis.

O projeto “Agricultura é Vida” está aberto à participação de outras escolas interessadas, com o objetivo de expandir a sensibilização sobre a agricultura e a produção de alimentos a nível nacional.

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Retalho

Loja no Nova Vila Retail Park marca a chegada da Tiendanimal a Portimão

Com 802 metros quadrados, o espaço inclui o serviço ‘Click & Collect’, para compras online com levantamento em loja.

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A abertura oficial da Tiendanimal no Vila Nova Retail Park (Chão das Donas, loja F), em Portimão, acontece esta quarta-feira, 28 de maio.

Inserida no plano de expansão da empresa em Portugal, a nova loja ocupa  802 metros quadrados com um portefólio de produtos e serviços para o bem-estar dos animais que inclui alimentação, higiene, saúde, brinquedos e acessórios.

Disponibiliza ainda o serviço Click & Collect, permitindo que os clientes efetuem encomendas online e as recolham diretamente na loja.

“Este novo espaço em Portimão representa para nós mais do que uma expansão física: é uma reafirmação do nosso compromisso em acompanhar e apoiar as famílias e os seus animais em cada fase da sua vida”, sublinha Pedro Cardoso, diretor de Operações da Tiendanimal Portugal.

Para marcar a abertura, a Tiendanimal preparou condições especiais durante os primeiros dias. De 28 de maio a 1 de junho, todos os artigos (exceto antiparasitários) beneficiarão de 20% de desconto direto. Entre 2 e 15 de junho, os clientes poderão receber um cupão de 6 euros em compras superiores a 39 euros, válido para utilização entre 16 de junho e 17 de agosto, informa ainda a empresa.

Tiendanimal, especialista em produtos para animais de estimação, conta com mais de 113 lojas físicas, 22 clínicas e 76 salões de tosa na Península Ibérica.

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