Auchan salva 488 toneladas de produtos e renova selo de produção sustentável
A Auchan canalizou excedentes alimentares avaliados em mais de 4 milhões de euros para 169 entidades, contribuindo assim para atenuar situações de carência e reforçar a sua política de responsabilidade social.

Hipersuper
Loja no Nova Vila Retail Park marca a chegada da Tiendanimal a Portimão
Ano arranca com sinais positivos para o setor do grande consumo em Portugal
FIPA apela ao reconhecimento estratégico da indústria agroalimentar na 7.ª Conferência para a Competitividade
CropLife Portugal lança projeto “Agricultura é Vida” para sensibilizar comunidade escolar sobre o papel do agricultor
Purina lança o seu primeiro alimento para gatos à base de gelatina transparente com pedaços
UBBO organiza festival para celebrar o Dia da Criança
Portugal Nuts lança projeto de internacionalização dos frutos secos nacionais
DHL vai implementar mil robôs adicionais em todas as operações
Sonae vende marcas MO e Zippy à atual equipa de gestão por 20 milhões de euros
José Maria da Fonseca lança novas colheitas Quinta de Camarate Branco Seco e Doce 2024
A Auchan Retail Portugal renovou, em 2024, o selo de ‘Produção Sustentável, Consumo Responsável’, uma distinção atribuída pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), reconhecendo o empenho da insígnia no combate ao desperdício alimentar e na promoção de uma economia mais circular.
Este reconhecimento surge no âmbito do projeto “Militantes do Desperdício Zero” e coincide com um crescimento expressivo dos resultados da retalhista nesta área. Em 2024, a Auchan recuperou 488 toneladas de produtos no âmbito da economia circular, superando largamente as 138 toneladas registadas no ano anterior. Só através da parceria com a plataforma Too Good To Go, foi possível evitar o desperdício de 109 toneladas de alimentos e refeições prontas.
Na vertente social, a empresa canalizou excedentes alimentares avaliados em mais de 4 milhões de euros para 169 entidades, contribuindo assim para atenuar situações de carência e reforçar a sua política de responsabilidade social. No total, a Auchan reduziu o seu desperdício alimentar em 19% face a 2023.
“A sustentabilidade é um pilar fundamental para a Auchan e, por isso, a renovação deste selo vem reforçar a nossa jornada no combate ao desperdício alimentar. Acreditamos que ainda existe um longo caminho a percorrer para conseguirmos atingir os nossos objetivos, mas estamos focados em continuar a inovar em novas práticas e trabalhar em parceria com toda a cadeia de valor”, afirma Rita Cruz, diretora de Responsabilidade Corporativa Ambiental e Social da Auchan Retail Portugal.
Entre as ações implementadas destacam-se as Happy Boxes, compostas por excedentes de frutas e legumes, a venda de ovos avulso e a introdução de produtos inovadores como o gelado de banana e a cerveja feita a partir de pão não vendido. A retalhista lançou ainda uma Calculadora de Desperdício Alimentar, com o objetivo de sensibilizar os consumidores para os seus próprios hábitos, e uma plataforma de retoma e venda de artigos de puericultura recondicionados.
As parcerias com entidades como a Too Good To Go e a Associação REMAR, esta última no âmbito da recolha de mobiliário de jardim usado, reforçam a abordagem colaborativa da Auchan na implementação de soluções sustentáveis.
A retalhista reafirma assim o seu compromisso com práticas comerciais mais conscientes e sustentáveis, alinhadas com os objetivos globais de redução do desperdício e da promoção de um consumo responsável.