Destaque ESG Hipersuper Newsletter

ERP Portugal recolheu 18 mil toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos em 2023

Por a 13 de Março de 2024 as 17:44

A ERP Portugal – Associação Gestora de Resíduos, de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e de Pilhas e Acumuladores – duplicou o montante de resíduos recolhidos em 2023 face a 2022, tendo, assim, atingido mais de 18 mil toneladas.

Ao longo de 2023, a rede de recolha capilar de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos da ERP Portugal foi responsável por 66% das recolhas deste tipo de resíduos, refere a associação.

Esta rede, que é composta por ecocentros municipais, lojas da especialidade, escolas e indústria, foi reforçada com novas parcerias com Operadores de Gestão de Resíduos, fator que contribuiu para o aumento dos resultados, revela ainda. A quantidade recolhida deveu-se também “ao empenho dos parceiros de longa data”, nomeadamente a distribuição, SGRU e escolas, “que contribuíram fortemente para auxiliar o país no cumprimento das metas a que está obrigado”, destaca ainda a ERP Portugal.

“Apesar de estes resultados mostrarem que nos encontramos no bom caminho, é percetível que Portugal está, ainda, muito aquém do cumprimento das metas europeias. Considerando os resultados já conhecidos de 2023, as entidades gestoras deste fluxo geriram cerca de 45 mil toneladas, estimando-se que estejam em falta 100 mil toneladas, das que são produzidas no país”, alerta entretanto Ricardo Neto, presidente da ERP Portugal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *