Nesletter_Especial_2

Participação de grande impacto em termos de novos contactos e negócio futuro

Por a 11 de Março de 2024 as 12:25
Deolinda Silva, PortugalFoods, entrevista ao Hipersuper, Frame It

Por Deolinda Silva, diretora-executiva da PortugalFoods

A Alimentaria Barcelona é o principal evento ibérico, dedicado à promoção de negócio no setor alimentar e das bebidas e um dos principais no mundo.
Ao longo dos anos, a PortugalFoods tem marcado presença neste evento, através de uma colaboração muito estreita com a organização e com um conjunto de empresas exportadoras de diversas categorias de produto.

É um evento que tem o seu espaço fixo no calendário de ações da PortugalFoods, sempre com a máxima adesão por parte das empresas, o que nos permite fazer um balanço muito positivo desta organização. Este ano a presença terá cerca de 20 empresas de áreas tão diversas como queijo, café, massas, gelados, arroz, refeições congeladas, frutos secos. Estará também presente, uma empresa de embalagem e uma empresa de serviços na área da análise sensorial e podemos também destacar a organização conjunta com a Invest Madeira que trará à Alimentaria, 4 empresas que mostram a qualidade dos produtos alimentares e de bebidas produzidos nesta ilha.

As exportações do setor têm crescido a um bom ritmo nos últimos 15 anos, tendo fechado 2023 com um valor de cerca 9,2 mil milhões de euros, que representam um aumento de cerca 8% relativamente a 2022. Não podemos esquecer que Espanha representa cerca de 40% do total das exportações (3,7 mil milhões de euros) e apesar da Alimentaria ser uma feira onde marcam presença compradores de muitos países, com destaque para os da América Latina e Europa, visitam este evento grande parte dos retalhistas, grossistas, distribuidores e compradores espanhóis, sendo assim um importante ponto de encontro das empresas com os potenciais compradores do país vizinho. Analisando os produtos mais exportados para Espanha, podemos destacar o azeite (sobretudo a granel), peixes, crustáceos e moluscos, frutas, conservas de peixe, vinho, …

Este é também um evento que destaca a inovação, através do Alimentaria Hub, que paralelamente à feira promove seminários e apresentações sobre temáticas importantes para o setor, assim como promove os prémios de inovação de produtos, para a indústria, retalho e distribuição.

A indústria alimentar e de bebidas tem tido uma evolução excecional em termos de inovação. O setor é hoje reconhecidamente moderno e competitivo e a inovação é um dos fatores que mais contribui para esta transformação.

As empresas que acompanham a evolução do mercado e do comportamento do consumidor, têm mais potencial de vencer nos mercados externos e aumentar as suas exportações.

A PortugalFoods é uma entidade agregadora e que constitui um ecossistema colaborativo. É esta dinâmica que permite que se criem sinergias que são potenciadoras de mais inovação no setor.

Na Alimentaria as empresas portuguesas irão apresentar-se, como sempre, com uma imagem de qualidade e com novos produtos, pelo que se espera uma participação de grande impacto em termos de novos contactos e negócio futuro. H

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *