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Agroalimentar concentra 15 das 22 marcas com reputação de Excelência em 2023

Por a 10 de Janeiro de 2024 as 12:00

É o que revela o estudo de ‘Reputação de Marca em Portugal’, referente a 2023, da consultora OnStrategy, realizado “em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira)”.

Segundo a OnStrategy, foram auditadas, em longo de 2023, mais de duas mil marcas, associadas a mais de 70 setores de atividade. O estudo foi elaborado com base um trabalho de campo contínuo durante as 52 semanas do ano “junto de mais de 50 mil cidadãos online, presencialmente e por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação”.

O estudo, que consolidou a informação referente à dimensão emocional de reputação – relevância, consideração, confiança, admiração, intenção de compra, preferência, recomendação e defesa – destaca as marcas avaliadas com o indicador de ‘Excelência Reputacional’, atribuído às que receberam mais de 80 pontos, numa escala de 100 pontos.

Das 22 marcas, 15 integram o universo do agroalimentar, em diversos setores, com a Delta (83.2 pontos), a Nestlé (82.6), a Luso (82.4), a Nestum (82.4) e a Olá (82.1) a liderarem a lista.

A Compal (81.8 pontos, 6ª posição no ranking), a Água das Pedras (81.6, 7ª posição), a Terra Nostra (80.7, 11ª posição),a Vitalis (80.5, 13º posição), a Oliveira da Serra (80.4, 16ª posição), Delta Q (80.3, 17ª posição), Gallo (80.2,18ª posição), Sumol Compal (80.2, 19ªposição), Cerelac (80.1, 20ª posição) e Danone(80.1, 21ª posição), são as restantes marcas do agroalimentar a serem avaliadas com o indicador ‘Excelência Reputacional’.

As restantes marcas a integrar o ranking são a Nivea (81.2 pontos), a Gillette (80.8), o Multibanco (80.8), a Google (80.6), a Colgate (80.5), a Microsoft (80.5) e a Farmácias Portuguesas (80.0).

“Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao posicionamento da marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a reputação de marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional, a reputação racional  e os comportamentos consequentes à perceção reputacional”, informa a Onstrategy, consultora certificada a nível mundial e que desenvolve e entrega serviços de consultoria em análise, estratégia e avaliação financeira.

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