FMCG Homepage Newsletter Produção

AdegaMãe lança dois novos vinhos no âmbito do Projeto Inclusus

Por a 14 de Dezembro de 2023 as 15:31

Dinamizado em parceria com o Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, o Inclusos desenvolve competências profissionais na área da viticultura e da produção de vinho. Agora, com o contributo dos jovens reclusos, chegaram ao mercado as novas colheitas tinto e branco.

Os Inclusus Tinto 2022 e Inclusus Branco 2022 são o mais recente lançamento de uma iniciativa que nasceu em 2018 e renova-se a cada ano.

Estes vinhos têm origem em vinhas da Quinta Lagar D’El Rei, em Leiria, uma área sob administração do Estabelecimento Prisional de Leiria, com seis hectares de vinha em produção. Após a colheita, a vinificação é feita na AdegaMãe, em Torres Vedras, “onde os jovens participaram igualmente em diversas ações de formação”, informa a empresa. Neste momento, estão já em preparação os vinhos da vindima de 2023.

As notas de prova do Inclusus Tinto 2022 apresentam-no como um vinho de cor rubi brilhante, “nariz intenso com notas de frutas frescas, bagas silvestres e ligeiro floral”.

O Inclusus Branco 2022 tem um aroma cítrico “com ligeiro tropical”, sendo equilibrado na boca, “com uma refrescante acidez”.

Bernardo Alves, diretor-geral da AdegaMãe, refere o orgulho pela participação no projeto. “É para nós uma enorme satisfação estarmos associados ao EPL e contribuir para o trabalho de reinserção social que tem vindo a ser desenvolvido. Parabéns ao EPL e, em particular, aos jovens que têm estado connosco. Desejamos-lhes o melhor”, afirma.

Já a diretora do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, sublinha que a parceria com a AdegaMãe é muito importante para aquela instituição. “Estamos a dotar os jovens de novas competências e, ao mesmo tempo, a criar uma marca, Inclusus, que honra o empenho que colocam no projeto”, destaca Joana Patuleia, sem deixar de referir a “importância dos mecanismos de formação e valorização profissional, enquanto ferramentas que contribuem para o sucesso da reinserção social dos jovens”.

A AdegaMãe nasceu do investimento do Grupo Riberalves numa nova área de negócio e surge como uma homenagem da família Alves à sua matriarca, Manuela Alves. Localizada no concelho de Torres Vedras está vocacionada para a produção de vinhos sendo igualmente uma referência para o enoturismo da Região de Lisboa.

O Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, inicialmente denominado Prisão-Escola, localiza-se na Quinta Lagar D’El Rei, em Leiria, na numa propriedade com cerca de 92 hectares que outrora foi pertença da Casa do Infantado e dos Viscondes de S. Sebastião. Destina-se, desde a sua origem, a jovens reclusos dos 16 aos 21 e desenvolve múltiplas atividades “que visam dotar os jovens com competências pessoais e sociais nos domínios do ensino, da formação profissional e do trabalho, nomeadamente na área agrícola (vitivinicultura, hortifruticultura e culturas arvenses), a par da aplicação de programas específicos, com vista a que os jovens reclusos alcancem sucesso na sua reinserção social”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *