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Uma visão estratégica: a importância da inovação e diferenciação nos restaurantes

Por a 8 de Setembro de 2023 as 14:09

Manuel Mira_CEONum cenário dinâmico como é o da indústria da restauração, a criação de restaurantes com conceitos inovadores e diferenciadores não é apenas uma opção, mas sim uma estratégia fundamental para se destacar e cativar um público cada vez mais exigente e diversificado. Desta forma, é importante perceber a importância desta abordagem, quais as suas implicações positivas e como é que ela contribui para uma experiência gastronómica inigualável.

Num mundo onde as opções gastronómicas são vastas, a inovação e a diferenciação atuam como um convite para os clientes explorarem o desconhecido. A criação de conceitos únicos desperta a curiosidade e o interesse, criando uma sensação de antecipação que motiva as pessoas a visitarem o restaurante para experimentar algo novo e intrigante.

Da mesma forma, os que apostam em criar conceitos distintos têm o poder de criar memórias duradouras nas mentes dos seus clientes. Pois, quando a experiência transcende a simples refeição e se torna uma jornada emocional, os clientes tendem a partilhar as suas experiências com amigos e nas redes sociais. Isso não só atrai mais pessoas para o restaurante, como também solidifica a marca como um destino memorável e único.

A diversidade cultural e os novos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e já não procuram apenas um restaurante, mas sim, uma experiência, também devem ser tidos em conta na construção de todo o menu. Porque se este ponto for logo tido em consideração, será mais fácil satisfazer as necessidades e os desejos dos seus clientes – seja oferecendo opções vegetarianas, pratos de fusão ou experiências gastronómicas interativas. A inovação permite que os restaurantes consigam responder a uma base de clientes bastante mais diversificada.

Contudo, não nos podemos esquecer de que a indústria da restauração é ferozmente competitiva. E, neste contexto, a inovação não é apenas um diferencial, como também é uma estratégia de sobrevivência. Os restaurantes que se esforçam para criar conceitos únicos têm a capacidade de se destacar da concorrência e construir uma identidade sólida no mercado. Isso não só atrai clientes, mas também chama a atenção dos jornalistas e dos influenciadores, amplificando a visibilidade do espaço.

Por outro lado, a procura pela inovação também afeta a equipa do restaurante de forma bastante positiva, dado que a criação de novos conceitos estimula a criatividade dos chefs e da própria equipa de cozinha, mantendo-os entusiasmados e empenhados em experimentar novas ideias. Além disso, oferecer uma experiência de trabalho estimulante e inovadora, aumenta a satisfação de toda a equipa e, ao mesmo tempo, contribui para um ambiente positivo.

A importância de criar restaurantes com conceitos inovadores e distintos dos já existentes transcende a mera satisfação do paladar. Pois essa abordagem estratégica desperta a curiosidade, cria memórias, satisfaz uma variedade de necessidades, destaca-se na concorrência e impulsiona a criatividade da equipa. E, por isso, a inovação é essencial para responder às expectativas em constante mudança dos clientes e proporcionar experiências gastronómicas verdadeiramente excecionais.

Por Manuel Palma Mira, CEO do Grupo Just, detentor das marcas JustSushi, No Mames Wey Portugal e JustPoke

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