Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Mais de metade dos pagamentos já são feitos por contactless

Por a 5 de Maio de 2024 as 22:50

No ano passado, os consumidores fizeram 4,2 mil milhões de pagamentos de retalho, no valor de 740,2 mil milhões de euros. Esta é uma das conclusões do Relatório dos Sistemas de Pagamentos que o Banco de Portugal publicou e que descreve a evolução dos sistemas de pagamentos em Portugal e os principais desenvolvimentos previstos para os próximos anos.

Segundo o relatório, os pagamentos no sistema de pagamentos de retalho português — o Sistema de Compensação Interbancária (SICOI) — cresceram, aumentando 13,3% em quantidade e 12,9% em valor em relação a 2022.

Os pagamento eletrónicos continuaram a ser os preferidos dos consumidores em Portugal e o maior crescimento foi o das transferências imediatas. 99,8% dos pagamentos foram processados no SICOI e as transferências imediatas aumentaram 33,0% em quantidade e 38,0% em valor relativamente a 2022, apesar de continuarem a ter um peso diminuto no total de operações.

Os cartões de pagamento representaram 88,9% do número e 27,2% do valor das operações processadas no SICOI, com aumentos de 14,5% e 12,7%, respetivamente. O recurso ao contactless nos pagamentos com cartão continuou a crescer, 31,1% em número e 32,7% em valor. O mesmo aconteceu com as compras online com cartão, que aumentaram 35,3% e 33,7%, respetivamente.

O relatório do Banco de Portugal mostra também que os níveis de fraude na utilização de instrumentos de pagamento eletrónicos em Portugal permaneceram muito reduzidos e que o número de transferências imediatas enviadas e recebidas de outros países foi mais de três vezes superior ao de 2022, chegando aos 25,1 milhões.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *