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Premiar a Sustentabilidade – um estímulo com valor e impacto para as marcas

Por a 4 de Setembro de 2023 as 17:21
Cátia Fernandes, Manager Global Quality Ibéria

Por Cátia Fernandes, manager Global Quality Ibéria

“A capacidade de satisfazer as nossas necessidades no presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades” – é esta a definição mais comum para Sustentabilidade. Mas como se consegue isto quando existem oito mil milhões de pessoas no mundo, sendo que em 2050 está previsto sermos 10 mil milhões? Isto significa que todos os dias temos de alimentar mais 220.000 pessoas (mais 80 milhões por ano!). O problema é que estamos a consumir em excesso e desperdiçamos 1/3 dos alimentos que produzimos.
Estes números não são novidade, mas é sempre importante relembrá-los porque são alarmantes. Todos podemos ajudar a traçar uma trajetória diferente e transformadora para alterar estes dados preocupantes! Agir e orientar a população, para que possa adotar um consumo sustentável, mais controlado e saudável, de forma a preservar o futuro das gerações futuras, é imperativo!
Colaborando numa empresa que tem vindo a reconhecer o esforço de várias marcas na área do grande consumo e beleza, que trabalham para oferecer produtos de qualidade, eficazes e inovadores aos consumidores, considero que é urgente fazer-se mais ao nível do desenvolvimento sustentável. Cada vez mais, as marcas devem integrar a sustentabilidade no centro das suas estratégias de marketing com soluções que minimizem o impacto ambiental, económico e social.
Perante todo este contexto que contributo podemos dar? O Sabor do Ano é o prémio de qualidade líder no setor alimentar em Portugal. Somos uma referência para as marcas e para os consumidores. Temos por isso uma posição privilegiada para conseguir trabalhar com os nossos clientes para ajudar as pessoas a consumirem de forma diferente e a fazerem escolhas mais informadas, para tornar o mundo mais sustentável.
Nesse sentido, tornámo-nos membros do Pacto Global das Nações Unidas (United Nations Global Compact), a maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo e podemos dizer que somos os operadores da primeira recompensa alimentar que aposta numa alimentação mais sustentável.
Esta adesão foi uma escolha óbvia, uma vez que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] das Nações Unidas são o nosso ponto de referência e um dos pilares da nossa metodologia de premiação, juntamente com os testes de produtos sempre realizados às cegas pelos consumidores e sob supervisão laboratorial.
Estamos a concentrar os nossos esforços em quatro ODS: consumo e produção sustentáveis; ação climática; proteção da vida marinha e preservação da vida terrestre. O selo Sabor do Ano Sustentável e Top Beleza Sustentável surge agora uma metodologia melhorada e mais completa, uma vez que inclui como novo critério a avaliação de práticas concretas em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável citados.
Acredito que ações sustentáveis são um requisito fundamental para as empresas que desejam manter-se relevantes e alinhadas com as necessidades dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e conscientes. E, sem dúvida, são um fator chave na tomada de decisão de compra.
O nosso trabalho passa agora por encorajar empresas a adotar políticas de sustentabilidade e incutir o cumprimento de alguns requisitos em linha com os ODS. Através dos nossos prémios, que são um impulso significativo e de grande valor para as marcas, damos reconhecimento e promoção à atuação das marcas nesta área.
Num mercado cada vez mais competitivo, onde os consumidores são bombardeados com uma vasta gama de opções, os nossos selos são distintivos de qualidade e confiança. É um reconhecimento que gera prestígio às marcas e também diferenciação face à concorrência.
A obtenção de um prémio por parte do reconhecimento do consumidor significa satisfação e é um aval poderoso e um incentivo à compra para outros consumidores.
Cabe às marcas contribuir para alcançar os ODS, sendo transparentes quanto à comunicação de métricas, dados de origem das matérias-primas, métodos de produção e serem conscientes e mais ativas no papel que desempenham no mundo.  Como? Ainda que seja um grande desafio para muitas empresas, um grande aliado pode ser a implementação de um sistema de inteligência artificial, que pode analisar dados, a fim de tomarem decisões mais informadas e de identificarem oportunidades que ajudem a reduzir o desperdício e otimizar o uso de recursos, como energia, água e materiais.
Ao integrarem a sustentabilidade na estratégia, as marcas podem comunicar eficazmente os seus valores, amplificar o seu impacto e conduzir mudanças significativas nos desafios globais que enfrentamos.
Empenhado para fazer a transição para um futuro sustentável?

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