Distribuição Homepage Newsletter

Phenix salva 2,5 milhões de quilos de alimentos do desperdício até junho

Por a 12 de Julho de 2023 as 14:43

PhenixA Phenix salvou 2,5 milhões de quilos de alimentos do desperdício em Portugal no primeiro semestre de 2023, o que representa mais meio milhão em relação a igual período do ano passado.

Em comunicado, a startup de origem francesa indica ainda que salvou do lixo quatro milhões de refeições, valor que compara com as 3,6 milhões de refeições salvas entre janeiro e junho de 2022.

“Apesar do abrandamento da inflação face ao período homólogo e da implementação do cabaz IVA zero, a verdade é que são cada vez mais as famílias que dependem de doações e dos cabazes anti desperdício”, afirma Carlos Hipólito, head da Phenix Portugal, acrescentando que, no primeiro semestre, a startup registou um crescimento homólogo de 27% nas doações e um crescimento de 15% na app, com os nossos cabazes.

As doações também cresceram, cifrando-se em 11,8 milhões de euros, um aumento de 2,5 milhões de euros em relação ao mesmo semestre de 2022.

Nas contas da startup, entre janeiro e junho, foram poupados cerca de cinco milhões de emissões dióxido de carbono, mais um milhão em relação ao período homólogo.

“Este primeiro barómetro anti desperdício mostra-nos que ainda há muito caminho pela frente. Ainda há muitos alimentos por salvar e muitas instituições e famílias a necessitar deles. Os números são o reflexo da nossa missão: combater o desperdício e ajudar cada vez mais instituições e famílias”, remata o responsável.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *