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Lidl evitou o desperdício de quase 7 milhões de produtos alimentares

Por a 2 de Maio de 2023 as 11:56

Os produtos estão “Bons demais para deixar trás” e, com a aproximação do fim do prazo de validade, é aplicado um desconto  de 50% . Dois anos desde o início desta iniciativa, o Lidl conseguiu evitar o desperdício de quase 7 milhões de unidades de frescos, pão, carne e peixe fresco.

Cumprindo o seu compromisso com a redução do desperdício alimentar, o Lidl lançou em abril de 2021 o projeto “Bom demais para deixar para trás” que promove a venda de produtos nos últimos dias de validade, através da redução do preço dos mesmos em 50%. Estes produtos, que se encontram numa localização específica, estão assinalados com um selo verde, sinónimo do desconto. No caso do pão, em que 12 variedades integram projeto, por exemplo, os produtos do dia anterior são vendidos com 50% de desconto no dia seguinte.

Esta iniciativa, que conseguiu envolver também os clientes sensibilizando para um consumo mais consciente, permitiu evitar, em dois anos, que cerca de 7 milhões de produtos fossem desperdiçados.  Do total destes produtos, que estavam bons demais para serem deixados para trás, 36% correspondem a artigos de padaria; 25% a frescos; 33% a carnes e 6% dizem respeito a peixe.

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Segundo o Lidl, com uma abordagem inclusiva, o “Bom demais para deixar para trás” é uma medida que se enquadra na estratégia ativa para a redução do desperdício alimentar, que aposta em:

– Entrega diária de frutas, legumes e carne em todas as lojas, garantindo a máxima frescura dos produtos no ponto de venda, reduzindo ao máximo o tempo desde o produtor até à casa do cliente, e permitindo que os clientes possam disfrutar de produtos com a máxima qualidade e frescura, durante mais tempo.

– A existência de um Responsável de Frescos, em todas as lojas, que tem a responsabilidade de salvaguardar a frescura das frutas e legumes à venda, monitorizando em intervalos regulares a sua qualidade.

– A venda a granel/unidose, que permite aos clientes Lidl escolherem exatamente a quantidade pretendida de produtos de padaria e pastelaria, assim como de fruta e legumes, peixe congelado ou marisco, evitando um consumo excessivo.
Gestão eficiente do inventário, onde é procurado que as encomendas sejam ajustadas às necessidades de cada loja e dos clientes. Assim, através das  ferramentas de gestão, cada Chefe de Loja sabe exatamente as melhores quantidades a encomendar, evitando o excesso e o desperdício.

– A Data Limite Lidl (DLL)- é uma data anterior à data de validade que permite aos clientes Lidl comprarem os produtos com o tempo suficiente para os consumirem em segurança e assim reduzirem o desperdício alimentar em casa. A venda de artigos com 30% de desconto, assinalados com um selo identificativo, ocorre quando os produtos estão em DLL (Data Limite Lidl) o que facilita a sua venda e evita o desperdício.

– Projeto Realimenta – O contributo para ajudar a diminuir o desperdício alimentar é também feito através do projeto Realimenta, com doações alimentares, em parceria com 1145 instituições sociais de âmbito local, como Centros Sociais e/ou Paroquiais, Santas Casas da Misericórdia, delegações locais da Re-Food, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Cáritas e do Banco Alimentar. Em 2022, o Lidl Portugal doou, através deste projeto, quase 3700 toneladas de alimentos, que impactaram positivamente cerca de 197.500 beneficiários.

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