Consumo Distribuição Homepage Newsletter

Portugal contrariou queda do mercado global de telecomunicações

Por a 22 de Fevereiro de 2023 as 10:00

O mercado global de telecomunicações sofreu várias quedas em 2022, nomeadamente o segmento dos smartphones, um dos principais da indústria, que viu a procura diminuir 9,1% (de janeiro a dezembro de 2022, em comparação com 2021). As conclusões são do estudo GfK que verificou ainda que as 908 milhões de unidades vendidas representaram menos 10,2% de receita.

Contrariamente à tendência do mercado global, segundo a análise GfK o mercado de telecomunicações em Portugal verificou um crescimento de 6%, relativamente a 2021. A venda de smartphones cresceu 3,5% em termos monetários, mas revelou uma quebra de 12,5% em unidades.

Segundo a Gfk Portugal, os segmentos premium, em Portugal, foram os que revelaram um maior crescimento em 2022: os modelos 5G cresceram 34% em valor, representando 67% da receita dos smartphones, os modelos com mais de 256GB cresceram 30%, representando um quarto da receita dos smartphones e os modelos de valor igual ou superior a 600€ cresceram 14%, representando mais de metade da receita dos smartphones.

Também o segmento de wearables revelou um crescimento de 4% em valor, a nível nacional, alavancado pelo crescimento de 29% em smartwatches. Os Health and Fitness Trackers e Wrist Sport Computers apresentaram uma quebra de quase 30%.

 

Para 2023, a previsão dos especialistas da GfK é a de que seja um ano mais forte para o mercado global das telecomunicações, comparativamente aos resultados mais fracos de 2022. Espera-se que a China, o maior mercado único, venha retomar e impulsionar de forma significativa o crescimento global. Os especialistas reforçam ainda a importância de retalhistas e fabricantes continuem a inovar em dispositivos mais rápidos e poderosos, que vai permitir diferenciarem-se dos concorrentes, manter o mercado competitivo e impulsionar a procura do consumidor.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *