Comércio a retalho cresce 12,9% em março
As vendas no comércio a retalho cresceram 12,9% em março 2022, na comparação homóloga, tendo o crescimento desacelerado face a fevereiro, quando, na comparação com igual período de 2021, o índice de volume de negócios no comércio a retalho subiu 15,3%, de acordo com dados divulgados, nesta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“Em termos nominais, o índice passou de uma taxa de variação homóloga de 21,2% em fevereiro para 22,3% em março”, indica o documento.
O INE salvaguarda que este desempenho “se encontra influenciado por um efeito base, visto que março de 2021 foi ainda afetado pelas medidas de contenção da pandemia Covid-19”, lê-se no mesmo documento.
Apesar de um crescimento de 26,1% em março nos produtos não alimentares, estes sofreram um abrandamento de 7,1 pontos percentuais (p.p.) em relação a fevereiro. Este crescimento também é influenciado pelo efeito das restrições da Covid-19 vividas em 2021.
O gabinete de estatística dá destaque à desaceleração de 39,6 p.p. dos têxteis, vestuário, calçado e artigos de couro, que, ainda assim, teve uma taxa de crescimento de 125,9% em março.
Já os produtos alimentares registaram uma diminuição homóloga de 1,1% em março, uma subida de 1,3 pontos percentuais face a fevereiro.
O primeiro trimestre de 2022 ficou marcado por uma subida de 12,9%, em termos homólogos, no comércio a retalho. “O agrupamento Produtos Alimentares diminuiu 1,1% (4,8% no 4.º trimestre de 2021), enquanto o agrupamento Produtos não Alimentares cresceram 26,4% (9,9% no trimestre anterior)”, conclui o INE.