Homepage Newsletter Produção

FIPA satisfeita com a criação do Ministério da Agricultura e Alimentação

Por a 25 de Março de 2022 as 12:34

fipa1Para a Federação, a nova estrutura reconhece a importância da cadeia de produção alimentar

António Costa divulgou a estrutura do novo governo. E entre as mudanças anunciadas consta a introdução da “Alimentação” ao antigo Ministério da Agricultura. Uma alteração aplaudida pela FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares que vê nessa criação um reconhecimento da importância da cadeia de produção alimentar e, inclusive, uma resposta ao desafio de um compromisso nacional para a indústria agroalimentar.
Para Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA, “a inclusão da Alimentação na titularidade de um ministério vem ao encontro das propostas que a FIPA tem vindo a apresentar, por considerarmos essencial a valorização do setor agroalimentar em virtude da sua forte contribuição tanto para a economia nacional como para a sociedade”.

A situação atual, em que a guerra na Ucrânia teve como consequência o aumento das matérias-primas alimentares, é exemplo dessa mesma importância. “O recente cenário inflacionista e de disrupção no âmbito das matérias-primas alimentares e fatores de produção – agravado pelo impacto da invasão da Ucrânia pela Rússia – veio evidenciar a relevância da cadeia agroalimentar nacional. A criação deste ministério é um sinal positivo e esperamos agora uma abordagem estrutural que abarque as diversas vertentes territoriais, logísticas, económicas e diplomáticas para a solidificação de uma estratégia que promova a competitividade do setor e, acima de tudo, a soberania alimentar nacional”, acrescentou Jorge Tomás Henriques.

A Federação anunciou que, após tomada de posso do Governo, apresentará à ministra as prioridades estratégicas do setor para a legislatura.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *