O que pode ler na edição impressa de novembro do Hipersuper
O destaque na edição de novembro do Hipersuper vai para o um setor em ascensão em Portugal: “quick commerce”, entregas ultrarrápidas ou instant delivery. Com a conveniência a ganhar novo fôlego no consumo pós-Covid, está a aumentar a concorrência no negócio das entregas ultrarrápidas de compras de supermercado. Conheça os protagonistas do “quick commerce”, um modelo de negócio já validado em países como EUA, Turquia e Rússia, mas ainda a dar os primeiros passos em Portugal. Mas, há muito mais para ler. Fique a par
DISTRIBUIÇÃO
Expansão do entreposto da Azambuja reduz em 20% entregas às lojas
Com a expansão do entreposto da Azambuja, a Sonae MC reduz em 1.400.000 quilómetros o tempo de viagem das viaturas que abastecem os supermercados. São, a cada ano, menos 1.100 toneladas de gases poluentes libertados na atmosfera
Lucro da Jerónimo Martins cresce 19,5% no terceiro trimestre do ano
Entre janeiro e setembro, os resultados líquidos subiram 47,6%, enquanto as vendas aumentaram 8,7%
Caos global na cadeia de abastecimento cria crise inflacionista
Preços das matérias-primas sobe e cadeias de abastecimento congestionadas. São estes alguns dos ingredientes do cenário inflacionista que se adivinha prolongado. Distribuição, logística e setor agroalimentar revelam-se preocupados e assumem que haverá aumento dos preços aos clientes
“Tem havido um disparar do preço das matérias-primas como não víamos há uma década
Um dos temas discutidos no Congresso da GS1 esteve relacionado com a crise de abastecimento e a consequente subida dos preços
“Mostrámos, em pouco tempo, que os cosméticos naturais são funcionais”
Cinco anos após a sua criação, a marca de cosméticos vegana Freshly Cosmetics está prestes a atingir uma faturação de 55 milhões de euros e mais de um milhão de clientes em cinco países, entre os quais Portugal
FMCG
Consumo fora do lar ainda longe dos valores de 2019
O consumo fora do lar cresceu depois do desconfinamento. Mas a diminuição do turismo e a existência de menos ocasiões de compra ainda constituem uma barreira à retoma total. Online, na distribuição, perde compradores. E formatos de proximidade resistem
Marca portuguesa de pet food quer chegar ao retalho em 2022
A Weego tem uma oferta de alimentação natural para cães e gatos. Perspetivas da empresa passam ainda por internacionalizar a marca
Alfarroba do Algarve dá origem a bebida vegetal pronta-a-consumir
Nuno Alves estudou o ciclo de produção da alfarroba, desenvolveu uma bebida vegetal à base do fruto, convenceu investidores e lançou no mercado nacional a bebida pronta-a-consumir Grand Carob. A primeira bebida vegetal de alfarroba produzida em Portugal já conquistou as prateleiras do Intermarché e do Continente
PONTO DE VENDA
Courir abre cinco lojas por ano em Portugal
A insígnia francesa de calçado desportivo, dirigida sobretudo ao publico feminino, deposita grandes expetativas no mercado português
Fricon duplica capacidade de produção
A Fricon tem em marcha um investimento de seis milhões de euros para duplicar a capacidade de produção da fábrica de Vila do Conde. A fabricante nacional de equipamentos de frio emprega mil pessoas e fatura mais de 100 milhões de euros
ENTREVISTA
“Estimamos produzir 400 toneladas de amêndoa a partir de 2025”
O grupo de capital português Veracruz tem em marcha um investimento de 15,3 milhões de euros para erguer uma fábrica de descasque e secagem de amêndoa em Idanha-a-Nova. A unidade industrial deverá começar a funcionar em 2023
Hubside investe 20 milhões de euros em Portugal
Empresa de origem francesa planeia abrir 20 lojas, criar 300 postos de trabalho e atingir um volume de negócios de 10 milhões de euros até setembro de 2022. Próximas lojas inauguram em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Aveiro
OPINIÃO
O drama das posições operacionais pós-pandemia: retalho de luxo, por Mara Martinho, consultora da Michael Page
Da origem ao cliente: o percurso da RFID no mundo atual, por David Pérez del Pino Business Unit Managing Director Checkpoint Systems Portugal & EMEA Channel
Contra ciclo e Retail Parks, um estranho caso de sucesso, por Carlos Récio Diretor de Retail Advisory & Transaction Services da CBRE
O progresso da digitalização e o impacto das estratégias omnicanal, por Vasco Verdes Business Consulting Manager na BOLD by Devoteam
A importância de as organizações utilizarem um software de vendas, por Nuno Figueiredo Board member da Abaco Consulting
A produtividade nas empresas de logística, por Hugo Silva Partner, Head of Operations da IMBS
ESPECIAL
Empresas de logística e transportes aceleram revolução tecnológica
A tecnologia será essencial para as operações das empresas de logística. Mais agilidade nas operações é uma exigência. Pandemia aumentou a flexibilidade das operações
Digitalização marcará futuro das operações de gestão de paletes
A pandemia acelerou processos operacionais que permitem que empresas sejam mais eficientes na resposta aos clientes
Operadores de last mile acompanham revolução elétrica nas operações de entrega
As empresas têm metas ambiciosas para reduzir as emissões de dióxido de carbono. Medidas passam não só pela renovação da frota de transportes, como também por soluções mais sustentáveis em toda a atividade
Setor de movimentação de cargas com forte recuperação em 2021
Empresas do setor sofreram retração da atividade em 2020. Mas esta área de negócio não foi das mais afetadas pela crise pandémica