Portugal já produz a primeira marca de água com álcool
Chama-se Phunk e é primeira marca de hard seltzers produzida e comercializada em Portugal. A bebida alcoólica feita à base de água, conceito que nasceu nos EUA, tem como principal característica ter menos calorias em comparação com as tradicionais bebidas alcoólicas, com as espirituosas, a cerveja e o vinho.
O consumo das hard seltzers tem vindo a aumentar sobretudo junto dos millenials e geração z. Como este grupo de consumidores manifesta preocupações com o impacto das suas compras no ambiente, a embalagem é sustentável, feita em cartão e enlatada em metal 100% reciclável.
Composta maioritariamente por água, é uma bebida gaseificada com sabor a frutas, com um teor de álcool reduzido (4,5%), sem glúten e sem açúcares adicionados. Está disponível em quatro sabores, dois mais doces – manga e cereja – e dois mais neutros – lima e gengibre, e mirtilo.
Duarte Froes, fundador da marca, teve o seu primeiro contacto com as hard seltzers nos Estados Unidos, em 2018, quando estudou em Cornell. Regressou a Portugal no ano passado para criar a primeira marca de água com álcool do país.
“Como eu há muita gente que não gosta ou que procura alternativas menos prejudiciais em relação à cerveja, vinho ou sidra, mas que ainda assim querem divertir-se com os amigos num momento de convívio. O facto de a Phunk ser fácil de beber, ter vários sabores de frutas, ser bastante leve e ter poucos hidratos de carbono, zero açúcares adicionados e zero glúten, conquistou-me a mim e a todos os que procuram uma nova geração de bebidas alcoólicas que sejam menos pesadas e tenham menor concentração de calorias e teor alcoólico”, afirma o fundador da Phunk.
Disponível online com entregas em todo o país, e em expansão no canal Horeca, a marca pretende, num primeiro momento, criar a categoria e crescer organicamente no mercado português, para depois dar o passo da internacionalização para outros mercados europeus.
“É evidente que a pandemia é uma altura mais complexa para lançar uma marca, no entanto, apresentar um produto totalmente novo em Portugal, num período diferente, pode ser a altura certa para promover novos momentos de consumo, adaptados à realidade do novo normal. A verdade é que as hard seltzer foram as grandes vencedoras da pandemia nos EUA, pelo facto de serem fáceis de beber e pelo aumento da procura por parte dos consumidores de produtos health & wellness”, acrescenta Duarte Froes.