O que pode ler na edição impressa
O destaque da edição impressa de janeiro/fevereiro vai para a entrevista a Juanjo Tejedo, regional director operations& store concept leader da Leroy Merlin. O responsável faz um balanço do processo de transformação das lojas AKI para a marca única Leroy Merlin, revela o plano de expansão no mercado português e detalha a estratégia da insígnia no movimento para o conceito “phygital”
DISTRIBUIÇÃO
As tendências de recrutamento para 2021
Os especialistas das áreas de retalho, distribuição, logística e industrial das empresas de recrutamento Hays, Manpower, Michael Page, Multipessoal e Randstad fazem um balanço do impacto da pandemia no mercado de trabalho, desenham as tendências e perspetivam os perfis que irão ser mais procurados e melhor remunerados, num ano que ainda será de convívio com o vírus da Covid-19
Cadeias de distribuição esperam um bom ano em 2021
As várias insígnias de retalho alimentar, apesar das limitações impostas à sua atividade e da evolução da pandemia, preveem ter bons resultados, ao nível das vendas este ano
Rede Aqui é Fresco não prevê redução nas vendas em 2021
Carla Esteves, diretora executiva da Unimark e da Rede Aqui é Fresco, prevê um aumento nas vendas dos produtos de marca própria e nos artigos mais baratos
PRODUÇÃO
FIPA prevê crescimento sustentado das exportações para 2021
Apesar do contexto difícil a nível internacional, Pedro Queiroz acredita que as exportações da indústria agroalimentar mantiveram, em 2020, os níveis de 2019
PONTO DE VENDA
Sem pandemia, 2020 poderia ter sido o melhor ano de sempre em investimento imobiliário
A pandemia foi a grande responsável pela quebra de investimento, que, ainda assim, teve, em 2020, o terceiro melhor ano de sempre. Segmento de logística tem grande margem para crescer
OKI lança impressora para ambientes movimentados de venda a retalho
A multinacional do setor de impressão vai lançar a impressora C650 em fevereiro no mercado português. “A impressora mais pequena do mundo no seu segmento” foi desenvolvida para ajudar as empresas de retalho a reagir a “mudanças súbitas”, possibilitando internamente a impressão de todo o tipo de materiais gráficos
Guia para vencer no ponto de venda
A Nielsen elaborou um guia com dicas úteis para os retalhistas “brick and mortar” e para os fabricantes de produtos de grande consumo. Os perecíveis, a otimização do sortido, a identificação de lojas alvo, as promoções e a preparação do negócio para o pós-pandemia, são ideias-chave que não deve perder de vista em 2021
LOGÍSTICA
Como a Linde contornou o impacto da pandemia no negócio
Apesar das vicissitudes, 2020 foi um “bom ano” para a Linde. Agora, “o principal desafio a curto prazo é recuperar a proximidade que tínhamos com os clientes”, declara Jaime Gener Bover, diretor geral da Linde Material Handling Ibérica, em entrevista ao Hipersuper
ENTREVISTA
“Estamos muito perto de poder alargar a nossa influência a outras regiões”
Os donos da Quinta da Pacheca, no Douro, compraram o “produtor revelação do Dão”, a Caminhos Cruzados, e fundaram um novo grupo empresarial com um volume de negócios de 5,8 milhões de euros. Em entrevista, Maria do Céu Gonçalves, co-fundadora da Terras e Terroir, revela que o grupo está prestes a entrar numa nova região vitivinícola
FMCG
“É difícil mostrar otimismo” para 2021
Pedro Pimentel considera que o mercado dos bens de grande consumo tenderá a contrair. “O terreno, até pela competição entre insígnias, tenderá ainda mais a inclinar-se a favor das marcas dos distribuidores”, complementa
Bens de grande consumo crescerão no primeiro trimestre mas não ao nível de 2020
Marta Santos, manufacturers sector director da Kantar, considera que a evolução da pandemia será determinante para os consumidores retomarem os antigos hábitos de consumo
ESPECIAL
Consumo dentro do lar fez subir categorias de panificação e pastelaria
Empresas como a Bimbo ou a Diatosta subiram, no global, as suas vendas. No caso da Bimbo, as vendas na grande distribuição compensaram as perdas no canal Horeca
Em ano de pandemia, inovação reforçou categoria de leite na distribuição
O lançamento de produtos considerados mais saudáveis reforçou o valor da categoria. Empresas, face à crise pandémica, tiveram de reajustar calendário de lançamentos
OPINIÃO
Desafios do retalho em 2021
Mara Martinho, consultant retail da Michael Page, escreve nesta edição sobre a importância do talento num ambiente de trabalho transformado
“A nova vida do comércio local: a mesma proximidade, agora, à distância
Na sua estreia como colunista no Hipersuper, Tiago Costa Lima, tech and digital business strategist da PRIMAVERA BSS, aborda o tema do renascimento do comércio local
DATA CENTER
Haja sempre bacalhau na despensa dos portugueses
Em março de 2020, no pré-confinamento, a categoria sofreu um “boost” fora do esperado, momento em que os portugueses procuraram bacalhau para armazenar. Análise de Paula Ferreira, clinet executive da Kantar Worldpanel