Pandemia empurra H&M para recuo de 21% nas vendas líquidas
O grupo H&M reportou esta quinta-feira vendas líquidas globais de 134.482 milhões de coroas suecas (12.773 milhões de euros) nos primeiros 9 meses do ano financeiro, um recuo de 21% face ao período homólogo do ano anterior,
Este desempenho é atribuído aos efeitos da Covid-19 sobre a economia, “particularmente no segundo trimestre quando as lojas estiveram temporariamente encerradas na maior dos mercados”, adianta a companhia, em comunicado.
As vendas líquidas no terceiro trimestre situaram-se em 50,.870 milhões de coroas suecas (4,831 milhões de euros), um recuo de 16% em relação a igual período de 2019.
Por outro lado, as vendas online, que cresceram 36% nos primeiros nove meses do ano, representam 26% do total das vendas do grupo.
Nos primeiros meses do ano, o grupo H&M desceu o lucro bruto de 89.166 (8.469) para 66.169 milhões de coroas suecas 6.284 milhões de euros) , na comparação homóloga.
A multinacional apresentou um resultado líquido negativo de 1.242 milhões de coroas (117,8 milhões de euros), valor que compara com o lucro de 1.821 milhões de coroas (173 milhões de euros).