Economia Homepage Newsletter

Custos de trabalho cresceram 6,5% no primeiro trimestre do ano

Por a 21 de Maio de 2020 as 15:17

Casa Grande_fabrica chocolatesO Índice de Custo do Trabalho (ICT) ajustado de dias úteis apresentou um crescimento homólogo de 6,5% no primeiro trimestre de 2020, tendo a variação no último trimestre de 2019 sido de 0,8%, segundo dados revelados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O ICT mede os custos médios do trabalho em função das horas efetivamente trabalhadas, suportados pela entidade empregadora. Esta variação é explicada pelo aumento de 3,1% no custo médio por trabalhador e pela descida de 3,2% no número de horas efetivamente trabalhadas.

A aceleração do ICT é assim justificada pela redução do número de horas efetivamente trabalhadas, que contrasta com o aumento verificado nos últimos três meses de 2019.

As componentes dos custos do trabalho, custos salariais e outros custos, aumentaram, respetivamente, 6,3 e 7,6%, face a igual período do ano anterior.  Os custos de trabalho e a redução de horas trabalhadas diminuíram em todas as atividades económicas.

Separando o setor privado do público, este último apresentou um acréscimo homólogo de 7,0% no ICT. Já no setor provado, o crescimento foi de 6,2%, na comparação homóloga.

O setor dos serviços, que engloba também o comércio por grosso e a retalho, registou um crescimento de 5,6% no ICT.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *