Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Dona da Zara avança com lay-off em Portugal

Por a 8 de Abril de 2020 as 13:38

ZaraO grupo Inditex decidiu colocar os trabalhadores em lay-off em Portugal. A dona da Zara está a ponderar pagar aos trabalhadores o montante que não é assegurado pela Segurança Social, correspondente a um terço do vencimento, mas a decisão não foi ainda comunicada, sabe o Hipersuper.

A medida estende-se a todas as insígnias do grupo, como a Zara, Pull and Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho ou a Lefties. O Hipersuper enviou terça-feira, a meio da tarde, um e-mail ao responsável de marketing da companhia espanhola, mas até ao momento não obteve qualquer resposta.

“Nos pareceres que estamos a enviar às empresas, o CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal defende que sejam pagos os 100%, até porque muitas multinacionais têm grandes lucros anualmente”, declara Orlando Gonçalves, coordenador da direção regional de Lisboa do CESP, depois de contactado pelo Hipersuper.

“Feitas as contas, com as medidas de apoio do Governo, ao suportar um terço do ordenado, o encargo total das empresas não chega a 50% dos encargos de ordenados para com os trabalhadores”, acrescenta.

O grupo Inditex decidiu encerrar em meados de março as 350 lojas que tem em Portugal, numa medida que abrangeu todas as suas insígnias. Depois de ter encerrado todas as lojas em Espanha, o grupo espanhol decidiu que todas as lojas, em Portugal, ficariam encerradas por tempo indeterminado.

A companhia avançou em Espanha com o processo de suspensão temporária de contratos (ERTE – Expediente de Regulación Temploral de Empleo), que afetou 37 mil colaboradores de loja, conforme foi noticiado pelo Cinco Dias. Os colaboradores encontram-se em casa, com licença remunerada, recebendo o salário integral.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *