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Farfetch com aumento de perdas de 281,1 milhões de dólares

Por a 28 de Fevereiro de 2020 as 0:26
José Neves, fundador da Farfetch

José Neves, fundador da Farfetch

A Farfetch, empresa fundada pelo empreendedor José Neves, continua sem dar lucro, mesmo tendo aumentado para 2 mil milhões de dólares o valor das transações efetuadas na sua plataforma de e-commerce e de ter visto as receitas crescer 69% para mil milhões de dólares

A empresa de comércio online de artigos de luxo reportou perdas depois de impostos de 373,7 milhões de dólares em 2019, mais 218,1 milhões de dólares em relação ao exercício do ano anterior, segundo os resultados apresentados esta quinta-feira.

Nos últimos três meses do ano, as perdas da companhia fixaram-se em 110,1 milhões de euros, comparando com os 9,9 milhões de dólares negativos do período homólogo do ano anterior.

Ainda assim, José Neves congratula-se por “2019 ter sido um ano marcante” para a empresa, na medida em que esta quase que duplicou o desempenho da sua plataforma online em comparação com o setor do comércio online de luxo. O empreendedor lusitano destaca ainda que as margens EBITDA ajustadas melhoraram significativamente, estando a companhia no caminho certo para apresentar lucros.

As despesas gerais e administrativas cresceram, em termos homólogos, 63,6 milhões de dólares para 120,2  milhões de euros no quarto trimestre do ano, refletindo as aquisições das empresas Stadium Goods e da plataforma New Guards.

Os gastos com tecnologia subiram 4,5 milhões de euros no quarto trimestre em comparação com o período homólogo de 2018, justificados principalmente pelo aumento do número de colaboradores na área tecnológica.

A empresa apresentou um EBITDA ajustado negativo de 121,4 milhões de dólares, mais 25,4 milhões de dólares do que do exercício do ano anterior.

As perdas por ação foram de de 1,21 dólares, valor que compara com os 0,59 dólares de 2018. As perspetivas de José Neves mantêm-se, ainda assim, otimistas. E tal como na apresentação de resultados anteriores, o fundador da Farfetch assevera que esta continua numa “posição única para captar a fatia de leão de  100 mil milhões de dólares” adicionais que se espera que o mercado online de artigos de luxo possa vir a atingir.

Para 2020, a companhia estima um aumento entre 40% a 45% no valor das transações efetuadas na plataforma de comércio eletrónico para 3,1 mil milhões de dólares e perdas no EBITDA ajustado até 80 milhões de dólares.

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