Homepage Newsletter Produção

Vendas da Bosch estabilizam em 2019

Por a 29 de Janeiro de 2020 as 11:45

boschA Bosch alcançou em 2019 um total de vendas de 77,9 mil milhões de euros, registando assim uma queda de 1,1% face ao ano transato, tendo em conta os ajustes aos efeitos da taxa de câmbio.

De acordo com os resultados preliminares conhecidos esta quarta-feira, a multinacional alemã que detém três unidades de produção em Portugal, incluindo uma de sistemas de segurança, em Ovar, obteve um EBIT de três mil milhões de euros no último exercício, o que coloca a margem EBIT estimada em pouco menos de 4%.

Além de Ovar, a empresa detém a Bosch Termotecnologia, em Aveiro, e a Bosch Car Multimedia, em Braga, exportando cerca de 95% do que produz em Portugal.

Por regiões, vendas da empresa na Europa mantiveram-se estáveis, fixando-se nos 41 mil milhões de euros. Na América do Norte, as vendas cresceram 0,5%, após o ajuste para efeitos da taxa de câmbio, para 13 mil milhões de euros. Na América do Sul, as vendas subiram 5,3% para 1,4 mil milhões de euros. Na Ásia-Pacífico, o desenvolvimento dos negócios foi negativo, com as vendas a caírem 4,5% para 22,5 mil milhões de euros.

Por segmentos de negócios, na área de bens de consumo, as vendas totalizaram 17,8 mil milhões de euros, ao mesmo nível do ano transato (-0,6% com os ajustes aos efeitos de câmbio). Já o setor de negócios de tecnologia industrial alcançou vendas de 7,4 mil milhões de euros, na mesma linha que no último ano, apesar de um “declínio acentuado de mais de 4% nos pedidos no setor de engenharia mecânica”.

Na principal área da empresa, a de soluções de mobilidade, as vendas situaram-se em 47 mil milhões de euros, também no mesmo nível do ano anterior.

A Bosch nota que os resultados foram “afetados pela desaceleração da produção automóvel, principalmente nos mercados-chave chinês e indiano, devido à redução da importância dos motores diesel no setor automóvel”, explica em comunicado.

A multinacional espera que a economia global cresça apenas 2% em 2020.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *