Homepage Newsletter Ponto de Venda

Ikea poderá ser condenada pela UE a pagar milhões de euros em impostos

Por a 7 de Outubro de 2019 as 12:11

IkeaA detentora da marca IKEA pode ser condenada a pagar milhões de euros devido a impostos em falta na Holanda até ao final do ano, avança a Reuters.

A Comissão Europeia está em fase de finalizar o processo de investigação iniciado há dois anos sobre a Inter Ikea, proprietária da marca.

A investigação da União Europeia (UE), iniciada em 2017, incide sobre a Inter IKEA Systems na Holanda, que gere a operação de negócios de franquia da marca de mobiliário.

Cobrindo o período de 2006 e 2011, as autoridades tributárias holandesas tomaram duas decisões que a Comissão Europeia considera que reduziram a tributação de lucros da empresa, dando-lhe uma vantagem considerada injusta no mercado.

A autoridade da concorrência da UE afirmou que a primeira decisão tributária, que abrange o período entre 2006 e 2011, resultou de uma transferência dos lucros da Inter IKEA Systems para uma unidade no Luxemburgo, onde a empresa não foi alvo de cobrança de impostos.

Uma decisão de 2011, que surgiu após a UE declarar ilegal o primeiro acordo, permitiu que uma parte significativa dos lucros da companhia tenham sido transferidos para a sua filial no Liechtenstein.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *