Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Metas para a redução de açúcar, sal e gorduras até 2023 na indústrias alimentar e da distribuição

Por a 2 de Maio de 2019 as 12:52

açúcarO Ministério da Saúde assina esta quinta-feira um compromisso com a indústria alimentar e as empresas de distribuição que prevê a redução progressiva dos teores de sal, açúcar e gorduras trans em várias categorias de produtos alimentares até 2023.

O acordo é  assinado esta quinta-feira entre Governo, FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e um conjunto de associações setoriais, ficando a monotorização a cargo da Nielsen e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

O caráter inovador desta iniciativa reside precisamente na incorporação de um “robusto sistema de monotorização independente”, referem as entidades em comunicado. Este sistema “irá permitir monitorizar a evolução da composição nutricional dos produtos que representam 80% das vendas das várias categorias, apresentando balanços anuais com base na média ponderada por volume de vendas, o que canaliza os processos de reformulação para os produtos mais consumidos, acrescenta.

“Os compromissos agora estabelecidos permitem dar uma nova evidência ao trabalho que a indústria alimentar já vem desenvolvendo há vários anos e que se tem refletido numa oferta alimentar cada vez mais diversificada e adaptada às novas exigências dos consumidores e da sociedade em geral”, adianta Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA.

“A prioridade é dar resposta às novas tendências de consumo e às preocupações da sociedade, assumido o papel proativo dos agentes económicos na disponibilização de uma oferta cada vez mais saudável”, afirma Isabel Barros, presidente da APED.

Infografia_A5

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *