Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Trabalhadores de hiper e supermercados entram em greve a 1 de Maio

Por a 24 de Abril de 2019 as 7:46
Crédito: Nielsen

Crédito: Nielsen

Os trabalhadores de hiper e supermercados vão fazer greve a 1 de maio, Dia do Trabalhador.

O pré-aviso de greve foi emitido pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços (CESP) e transmitido à Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), abrangendo os trabalhadores do Auchan, do Pingo Doce, da Sonae e do grupo DIA.

Entre as reivindicações estão a revisão do Contrato Coletivo de Trabalho, em negociação há 31 meses, com aumento dos salários para todos os trabalhadores, o fim da tabela B, a progressão automática do operador de armazém e o encerramento do comércio aos domingos e aos feriados, incluindo o Dia do Trabalhador.

“O CESP denuncia os comportamentos que as empresas de distribuição já estão a ter, uma vez mais de pressão e tentativa de intimidação dos trabalhadores, mas também denunciamos as empresas que estão a organizar ‘lanches, almoços e festas’ dentro dos supermercados para ‘comemorar’ o Dia do Trabalhador ao invés de encerrarem no 1º de maio, respeitando o direito dos trabalhadores destas empresas a comemorarem o seu dia em conjunto com as suas famílias e amigos”, refere o CESP, em comunicado.

O sindicato, no mesmo documento, saúda a intervenção do Bispo do Porto em defesa do encerramento do comércio ao domingo. D. Manuel Linda, na homilia da missa pascoal celebrada na Sé do Porto, condenou o que designa de “novo esclavagismo da laboração contínua”, ao referir-se à obrigação de os trabalhadores da distribuição e dos centros comerciais terem de trabalhar aos domingos.

Em reação às declarações do Bispo do Porto, a APED defende que a abertura de hiper e supermercados ao domingo “procura responder a uma dinâmica social que tem como base a proximidade, a conveniência e a diversidade de oferta indo ao encontro das expectativas dos consumidores”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *