Marcas próprias de valor acrescentado ganham peso no retalho
As marcas próprias de valor acrescentado estão a ganhar peso na oferta dos principais retalhistas europeus, segundo um estudo da International Private Label Consult.
A crescente importância destes produtos surge como uma resposta à pressão exercida pelos retalhistas discount sobre os preços de marca própria padrão, de acordo com uma análise a 25 cadeias de grande distribuição em nove países.
“Os principais retalhistas foram forçados a responder baixando os seus preços para reduzir a diferença com os discounters. Na maioria dos casos, resultou numa séria deterioração da margem. Para compensar, os principais retalhistas reavaliaram as suas estratégias para aliviar o problema e as marcas próprias de valor acrescentado tornaram-se um instrumento poderoso na sua caixa de ferramentas”, refere o documento.
O estudo da consultora avança ainda que a intenção de o consumidor comprar produtos de marca própria “é fortemente influenciada pela perceção do preço e da qualidade do produto”. “No entanto, a perceção da imagem da loja desempenha um papel vital, que não pode ser subestimada. Um fator chave da imagem da loja é a forma como assume a sua responsabilidade social e como aborda as questões de sustentabilidade”, acrescenta.