Homepage Newsletter Ponto de Venda

Comércio local rejuvenesce com nova geração de consumidores

Por a 20 de Abril de 2018 as 10:49

Os jovens europeus  (18 aos 35 anos) consideram as lojas físicas atrativas. Os millennials portugueses não fogem à regra: 77% assume gostar de fazer compras nas lojas localizadas no centro das suas cidades e 75% recorre ao comércio de proximidade para procurar produtos distintos, segundo dados do estudo “Observador Cetelem Consumo Millennials 2018”.

Depois do advento dos centros comerciais e numa altura em que ecommerce está a crescer,  o retalho tradicional parece estar a ganhar nova vida entre os jovens adultos. É que, em média, 68% dos millennials europeus tem uma opinião favorável sobre as lojas situadas no centro das cidades. Neste contexto, os portugueses são mesmo os que mais referem este tipo de comércio como favorito, com 77 pontos percentuais, seguido dos romenos, com 76%. Os austríacos são aqueles que menos entusiasmo demonstraram nestas lojas, com  55% do total de inquiridos a registarem uma opinião positiva.

O mercado globalizado em que vivemos faz com que tenhamos um acesso sem precedentes às mesmas lojas e aos mesmos produtos praticamente em toda a parte do mundo. Talvez por esta razão, há quem prefira fugir da massificação e procurar produtos diferenciados junto do comércio de proximidade.

Qual o papel das grandes superfícies?

Em média, 78% dos inquiridos da geração millennials sente prazer ao visitar grandes superfícies do ramo alimentar. Romenos, com 89%, são aqueles que mais gostam destes espaços, enquanto os dinamarqueses se encontram no pólo oposto, com 67%. Os portugueses estão três pontos percentuais acima da média, com 81%. Quanto a grandes espaços comerciais que combinem lojas com atividades de lazer, 74% dos millennials assume gostar de frequentá-los, valor nove pontos percentuais mais elevado do que a média do estudo (65%). Entre os  portugueses, 84% afirma preferir este tipo de espaço comercial, apenas ultrapassados por romenos, com 87%.

Os outros tipos de comércio recebem opiniões quase igualmente favoráveis. É o caso das grandes superfícies especializadas que 69% dos millennials afirma frequentar. Uma das principais razões é o facto de as pessoas com idades entre os 18 e os 35 anos estarem no início da sua vida ativa e familiar, o que implica mobilar, fazer bricolage e decoração de interiores. Neste caso, os inquiridos portugueses (61%) encontram-se um pouco abaixo da média europeia, que ronda os 70%.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *