Homepage Newsletter Ponto de Venda

Maior fatia do investimento imobiliário comercial em 2018 vai para o retalho

Por a 2 de Março de 2018 as 10:00

A consultora imobiliária Cushman&Wakefield estima que o investimento imobiliário comercial em Portugal esteja entre os 3 mil milhões e os 3,5 mil milhões de euros este ano, na mais recente edição do Marketbeat Portugal.

Tendo em conta os primeiros dois meses do ano, o futuro é promissor. O volume de investimento contabilizou 800 milhões de euros. A grande maioria deste valor diz respeito a transações de retalho, em concreto a compra por parte da Immochan (subsidiária do grupo francês Auchan) do portefólio de centros comerciais da Blackstone – Forum Sintra, Sontra Retail Park e Forum Montijo. E a aquisição do maior shopping do País, o Dolce Vita Tejo, por parte da AXA Real Estate.

É, por isso, que a C&W prevê que “o setor do retalho captará a maior parcela do investimento em 2018”.

No ano passado, a atividade de investimento em imobiliário comercial alcançou um novo recorde, 2,1 mil milhões de euros, distribuídos por mais de 60 operações. O capital estrangeiro continuou a ser o principal impulsionador da atividade, representado 67% do investimento global.

Em 2017, os ativos de retalho captaram 740 milhões de euros, ou seja 36% do total. Quanto ao imobiliário industrial, foram identificados, apenas na Grande Lisboa, 28 negócios, que envolveram 115 mil metros quadrados (m2) de área contratada. “Os dados de procura relativos a 2017 apontam para uma possível viragem do ciclo, com um aumento do volume de espaços transacionados”, prevê a consultora.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *