Distribuição Homepage Newsletter

Morreu Belmiro de Azevedo, nome incontornável da história do retalho moderno português

Por a 29 de Novembro de 2017 as 18:09

Morreu Belmiro de Azevedo. O empresário que transformou a Sonae numa das maiores retalhistas alimentares e especializadas, dentro e fora do País, faleceu hoje aos 79 anos no Hospital da CUF, no Porto, onde estava internado desde domingo.

Belmiro de Azevedo é um nome incontornável do retalho português e um dos mais ricos de Portugal. Foi sob a sua liderança que a Sonae abriu em 1985 o primeiro hipermercado em Portugal, o Continente de Matosinhos.

Nascido a 17 de fevereiro de 1938 em Marco de Canaveses, o empresário formado em Engenharia Química, no Porto, chega em 1965 à Sonae para se tornar responsável pela investigação e desenvolvimento da empresa. Nove anos depois assume as rédeas do negócios, substituindo o fundador da empresa, Afonso Pinto de Magalhães.

A Forbes posicionava-o em 2015, ano em que decidiu afastar-se da liderança do grupo da Maia, como segundo mais rico de Portugal, atrás de Américo Amorim, com uma fortuna avaliada em dois mil milhões de dólares. Atualmente, o seu filho, Paulo Azevedo, é o director-executivo da dona do Continente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *